Novos projetos aprovados pela Sudam beneficiam empresas do Amazonas e Pará
Cinco novos projetos de incentivo fiscal do Reinvestimento, são os primeiros aprovados neste ano, pela Diretoria da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). Juntos, os projetos somam a liberação de recursos de R$32 milhões, para a aquisição de máquinas e equipamentos novos para empresas que atuam na Amazônia.
As três empresas beneficiadas com o incentivo são indústrias de transformação. São elas a Arosuco Aromas e Sucos Ltda., Yamaha Motor da Amazônia Ltda e Moto Honda da Amazônia Ltda. As duas empresas do Pará são de infraestrutura. São elas Empresa Norte de Transmissão de Energia S/A (Ente) e a Empresa Paraense de Transmissão de Energia S/A (Etep).
Segundo o coordenador-geral de incentivos e benefícios fiscais e financeiros da Sudam, Indalécio Pacheco, essa modalidade de incentivo não vinha sendo aplicada até 2008 por desinformação do empresariado. Essas liberações que estão ocorrendo agora são fruto da mobilização e da conscientização que a Sudam vem fazendo junto às Federações das Indústrias e governos dos nove estados da Amazônia, divulgando essa possibilidade de captação de recursos.
A concessão de recursos para o Reinvestimento pode ser captado cumulativamente com os incentivos de redução de Imposto de Renda de Pessoa Jurídica. “Para desenvolver a Amazônia precisamos criar empregos, novos processos produtivos e linhas de produção, modernizar as empresas e dar-lhes competitividade”, afirmou Pacheco.
O Reinvestimento é uma modalidade de incentivo fiscal administrada em que é liberado a pessoas jurídicas com empreendimentos em operação na Amazônia Legal de 30% do valor do Imposto de Renda, calculados sobre o lucro da exploração, acrescido de 50% de recursos próprios. A aplicação desses recursos se dá, exclusivamente, na aquisição de máquinas e equipamentos novos para a modernização de empresas na Amazônia.
Excepcionalmente, poderá ser admitida a utilização dos recursos do Reinvestimento para cobertura dos gastos realizados na fabricação das máquinas e equipamentos pela própria empresa interessada, que deverá comprovar ser detentora do correspondente knowhow.
Fonte:
Sudam
28/05/2010 18:21
Artigos Relacionados
Sudam aprova novos projetos de incentivo fiscal para Amazonas e Pará
Projetos aprovados na CAS beneficiam trabalhador
APROVADOS PROJETOS QUE BENEFICIAM ESTADOS
Projetos que beneficiam empregadas domésticas são aprovados na CAS
Aprovados projetos que beneficiam pessoas com deficiência
Projetos aprovados na CRA beneficiam agricultores com isenções fiscais e impenhorabilidade de máquinas