Suframa divulga projeto de facilitação para o comércio exterior brasileiro



A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) promoverá no próximo 13 de setembro, em Manaus, evento para divulgação do projeto "Operador Econômico Autorizado (OEA)", o qual se encontra em processo de elaboração pela Receita Federal do Brasil (RFB). O evento é dedicado à 2ª região fiscal, formada pelos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima, e será o primeiro de cinco outros que serão realizados nas demais regiões fiscais.
 

O Operador Autorizado Econômico (OEA) é uma ferramenta de comércio exterior adotada atualmente por vários países e visa contribuir, principalmente, na velocidade e a segurança no controle das atividades de importação e exportação.
 

A programação do evento inclui apresentações da iniciativa privada sobre experiências com os mecanismos de certificação CT-PAT e "Linha Azul"e a apresentação do modelo OEA pelo chefe de divisão de simplificação da Receita Federal do Brasil, Juraci Ferreira. Está prevista ainda sessão de debates e dúvidas sobre o novo projeto.

 

O seminário é voltado para profissionais vinculados à área de comércio exterior, dentre os quais representantes de empresas importadoras e exportadoras, despachantes aduaneiros, representantes de transportadoras, agentes de carga, funcionários de órgãos anuentes de comércio exterior, fiéis depositários e representantes de entidades de classe.  As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no Portal da Suframa.

 

Fonte:
Suframa

 



31/08/2010 17:09


Artigos Relacionados


São Paulo investe no design para incrementar comércio exterior brasileiro

Governo lança portal brasileiro de comércio exterior

Comércio exterior brasileiro bate recordes em 2011

CRE debate evolução recente do comércio exterior brasileiro

Secretaria de Comércio Exterior divulga portaria sobre casos de triangulação

PF e secretaria de comércio exterior vão combater práticas ilegais de comércio exterior