José Nery defende medidas para combater o trabalho escravo



Força tarefa integrada pela Delegacia Regional do Trabalho, Ministério Público do Trabalho e pela Polícia Federal resgatou esta semana, em Bom Jesus do Tocantins (PA), dez trabalhadores que estavam em situação análoga à da escravidão. Ao registrar esta ação, o senador José Nery (PSOL-PA) lamentou que, no dia que se comemora 121 anos da abolição da escravidão, o trabalho escravo continue a ser uma realidade no Brasil.

- Nos últimos 14 anos foram resgatados 34 mil trabalhadores vivendo em condição análoga ao trabalho escravo. Todos sabemos da necessidade de concluir a abolição da escravidão. Por isso precisamos assumir o compromisso de erradicar todas as formas indignas de trabalho. Uma medida importante seria a Câmara dos Deputados aprovar, em segundo turno, a proposta de emenda Constitucional nº 438/01 - afirmou José Nery.

A PEC citada foi apresentada originalmente pelo então senador Ademir Andrade. Ela propunha o confisco de propriedades em que sejam encontradas lavouras de plantas psicotrópicas ilegais, como a maconha. A redação atual estende a apropriação, sem direito à indenização, para cacos de exploração de mão-de-obra análoga à escravidão.



13/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Nery defende PEC que prevê expropriação de terra onde for constatado trabalho escravo

José Nery denuncia trabalho escravo no sul do Pará

José Nery pede aprovação da PEC do Trabalho Escravo

José Nery divulga ato contra trabalho escravo

José Nery quer votação da PEC do Trabalho Escravo

José Nery cobra rapidez na votação da PEC do Trabalho Escravo