Suplicy anuncia que Tião Viana vai reapresentar PEC propondo voto aberto



O senador Eduardo Suplicy anunciou em Plenário nesta segunda-feira (27) que o colega de partido Tião Viana (PT-AC) vai reapresentar nesta semana proposta de emenda à Constituição de sua autoria, rejeitada em 2003, propondo o voto aberto no caso de cassação de mandato de parlamentar. O senador referia-se à polêmica sobre a forma de votação do relatório do caso Renan Calheiros no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.

Suplicy disse que votações dessa natureza devem ser abertas para que todos os senadores, "com responsabilidade, possam dizer como estão tomando a decisão".

Suplicy lembrou que, no dia 13 de março de 2003, quando a PEC 38/00 do senador Tião Viana foi derrotada, muitos senadores que hoje se manifestam favoravelmente à votação secreta votaram contra a aprovação da matéria. Naquela ocasião, disse Suplicy, embora a bancada do Partido dos Trabalhadores tivesse votado a favor do voto aberto, não houve número suficiente para garantir a aprovação da PEC, uma vez que seria necessário o voto favorável de três quintos dos parlamentares.



27/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


PEC de Tião Viana foi ponto de partida da discussão sobre voto aberto

Tião Viana anuncia voto contrário à PEC Paralela dos Vereadores

PT está aberto para discutir composição da Mesa, afirma Tião Viana

Tião Viana: "Vamos à disputa do voto até o último segundo"

Tião Viana requer rapidez no exame da PEC que acaba com voto secreto

Crivella anuncia apoio a Tião Viana