SUPLICY APONTA BAIXA QUALIDADE DE VIDA DOS NEGROS
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) afirmou hoje (dia 20), durante a homenagem prestada pela Senado ao Dia do Zumbi dos Palmares, que a vida dos negros no Brasil se equipara à dos moradores de Zimbábue e do Lesoto, dois dos mais pobres países da África.
Suplicy informou que, enquanto a média da população brasileira está em 63° lugar em qualidade de vida no mundo, os negros e seus descendentes ocupam a 120ª posição, e esses dados, conforme observou, devem servir de alerta ao governo, uma vez que negros e "pardos" brasileiros somam quase 70 milhões de habitantes.
O senador explicou que esse estudo se baseou no Índice de Desenvolvimento Humano sobre a população negra ou de origem negra no Brasil, utilizado pela ONU para medir o grau de desenvolvimento dos países, levando em conta a situação educacional, expectativa de vida e nível de atendimento dos habitantes.
Suplicy observou que a diferença entre negros e brancos no Brasil se revela principalmente nas salas de aula. Destacou que os dados de 1996 mostram que 35,2% dos negros e 33,6% dos pardos são analfabetos, contra 15% dos brancos e que as taxas de analfabetismo das pessoas com idade a partir de 10 anos, em 1990, evidenciam bem as diferenças raciais no Brasil.
Segundo o senador, para cada grupo de 100 brasileiros brancos, há 11 analfabetos. Em relação aos negros e pardos, esse número sobe para 29 e 27 pessoas, respectivamente.
Suplicy criticou as pichações que foram feitas no monumento a Zumbi, projeto do senador Darcy Ribeiro, erguido no Rio de Janeiro. O fato, de acordo com o senador, aconteceu na última quarta-feira, véspera das comemorações do Dia da Consciência Negra.
20/11/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
Debate aponta baixa representatividade de negros no parlamento
Selma Elias aponta baixa qualidade de cursos superiores do país
Benedito de Lira aponta baixa qualidade da educação pública e pede mais recursos para o Nordeste
Estudo da USP aponta maior expectativa de vida, mas com menor qualidade
Suplicy aponta colaboração com a Folha como uma das melhores coisas de sua vida
MEC suspende 11 mil vagas em cursos de direito de baixa qualidade