Suplicy saúda pesquisadora que recebeu Prêmio Nobel de Economia



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) comemorou nesta terça-feira (13) a inédita concessão do Prêmio Nobel de Economia a uma mulher - a norte-americana Elinor Ostrom, pela realização do trabalho Governing the Commons: The evolution of institutions for collective action ("Governando o Bem Comum: A evolução das instituições para a ação coletiva", em tradução livre). Ela dividiu o prêmio com o colega Oliver Williamson.

O senador explicou que, com o objetivo de mostrar como as empresas funcionam por dentro, a pesquisa de Ostrom ressalta como grupos de indivíduos podem se associar para resolver problemas de forma sustentável, sem a interferência do Estado e sem permitir que a decisão sobre o rumo dos acontecimentos fique a cargo do livre mercado.

- Em tempos de crise econômica, o trabalho mostra que há outros agentes e opções além da dualidade mercado versus governo, e ajuda a entender melhor as instituições fora do mercado que não são do governo - disse.

Suplicy também explicou que o estudo se insere na linha que tem sido chamada de "nova economia institucional" - área do conhecimento que reúne elementos de economia, direito, sociologia, ciência política e antropologia.

Obama

Suplicy cumprimentou o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que foi agraciado com o Prêmio Nobel da Paz. Ele disse que, apesar das críticas que têm sido feitas ao comitê do Nobel pela escolha do primeiro mandatário americano, há pouco mais de nove meses no cargo, Obama já teria dado demonstrações claras de sua disposição em "construir um mundo em que princípios de justiça possam ser assegurados a todos".



13/10/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


SUPLICY REGISTRA NOBEL DE ECONOMIA PARA AMARTYA SEN

SUPLICY REGISTRA NOBEL DE ECONOMIA PARA AMARTYA SEN

Prêmio Nobel de Economia afirma que real está valorizado e terá que baixar

Suplicy apresenta voto de aplauso para Nobel de Economia

Cristovam Buarque comenta entrevista em que prêmio Nobel de Economia defende investimentos em educação

Suplicy felicita Jimmy Carter pelo Prêmio Nobel