Suplicy comemora aprovação de projeto que prevê eleições primárias no país



VEJA MAIS

Em discurso nesta quarta-feira (25), o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) comemorou a aprovação, pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), de projeto de que disciplina a realização de eleições primárias para a escolha de candidatos à Presidência (PLS 156/2011). Aprovada em decisão terminativa, a matéria será enviada para apreciação da Câmara dos Deputados, caso não haja recurso de senadores para que exame no Plenário do Senado.

Suplicy elogiou o autor do projeto, senador Alvaro Dias (PSDB-PR), e o relator, senador Pedro Taques (PDT-MT).

Pelo projeto, as primárias ocorrerão entre o dia 1º de abril e o primeiro domingo de junho do ano da eleição. Os meios de comunicação poderão realizar a cobertura das eleições primárias e os pré-candidatos poderão pedir votos. Ao final das primárias, o candidato escolhido deverá ter o nome referendado por convenção partidária, para fins de registro eleitoral.

O projeto estabelece que a realização de primárias é facultativa, para resguardar a autonomia dos partidos, prevista na Constituição. Taques alterou o texto original para tornar obrigatório o acompanhamento do processo de escolha dos candidatos pela Justiça Eleitoral.

Apesar de concordar com o mérito, o relator rejeitou duas emendas apresentadas por Suplicy. A primeira delas estendia a realização de primárias à escolha de candidatos para o Legislativo, enquanto a segunda permitia a participação nas prévias de eleitores simpatizantes, mas não filiados, que firmassem declaração de concordância com os objetivos e valores defendidos pelo partido. Suplicy e Taques combinaram elaborar outra proposta para prever o voto de simpatizantes nas primárias.

Em aparte ao discurso de Suplicy, Taques afirmou que a figura das primárias é um instrumento de consolidação da democracia e ressaltou que a proposta foi aprovada com 15 votos a favor e apenas um contra na CCJ.



25/04/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ vota projeto que disciplina eleições primárias para candidatos a presidente

Alvaro Dias apresenta projeto que estimula a realização de eleições primárias pelos partidos

Alvaro Dias pede que projeto que regulamenta eleições primárias seja bem recebido pela Câmara

CCJ pode votar projeto que regulamenta eleições primárias para escolha de candidato a presidente da República

Suplicy comemora aprovação de projeto de renda mínima

Suplicy comemora aprovação de projeto que proíbe pedreira em Piedade (SP)