Suplicy comemora lançamento do Primeiro Emprego e unificação de programas sociais



O programa Primeiro Emprego, lançado nesta segunda-feira (30) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu elogios do senador Eduardo Suplicy (PT-SP), em discurso em Plenário. O senador também comemorou a iniciativa do governo de unificar os programas sociais federais e estabelecer parcerias com os governos estaduais e municipais para implementá-los.

Suplicy elogiou especialmente o fato de o governo ter enviado ao Legislativo os termos do programa por meio de projeto de lei, e não por medida provisória, -o que limitaria a possibilidade de cooperação do Congresso-. Suplicy vê méritos no programa, mas teme as conseqüências de políticas públicas que impliquem transferência de renda para empresas. Ele pediu que o Ministério do Trabalho se certifique a respeito da realização dos objetivos do programa.

- Espero que de pronto se inicie o acompanhamento, para verificar se todos os objetivos estão sendo atingidos. É preciso examinar se a forma de transferir renda às empresas irá causar concentração de renda no capital. A experiência indica que é necessário que as empresas que contratem não dispensem - disse.

Com relação à unificação dos programas sociais, Suplicy disse que o governo terá maiores condições de atender às populações carentes. Ele lembrou que ao final do governo Fernando Henrique havia inúmeros programas sociais, que muitas vezes se sobrepunham.

- Não faz sentido que famílias na mesma condição tenham direitos a benefícios diferentes - disse.

Suplicy afirmou que a unificação é um primeiro passo para a adoção no Brasil da chamada renda básica de cidadania, que significaria para todos os brasileiros o direito a uma renda mínima, independente de critérios socioeconômicos.

Autor de projeto de incentivo à concessão do primeiro emprego, o senador Osmar Dias (PDT-PR) pediu a Suplicy que leve ao governo sugestões que constam da sua proposta. O senador Mão Santa (PMDB-PI), em aparte, defendeu a adoção de instrumentos de crédito popular, como o Banco do Povo, que, segundo ele, foi criado no Piauí.



01/07/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy elogia unificação de programas sociais

Suplicy destaca tese de Tião Viana e unificação de programas sociais

Papaléo Paes aplaude unificação de programas sociais no Bolsa-Família

Romero Jucá elogia unificação dos programas sociais pelo governo Lula

Suplicy destaca unificação dos programas de distribuição de renda

Suplicy elogia adiamento da unificação dos programas de transferência de renda