SUPLICY CONSIDERA FALHA FISCALIZAÇÃO DO BC



Ao se referir ao resultado das investigações sobre as fraudes no Banco Nacional, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) disse hoje (dia 20) que "há algo profundamente errado na maneira como o Banco Central tem exercido sua função de regulamentar e supervisionar as instituições financeiras no Brasil". A seu ver, essa percepção acarreta "graves conseqüências para a reputação do organismo, à credibilidade do sistema financeiro e às finanças públicas".

Para Suplicy, são "notórias" as falhas do sistema de fiscalização do Banco Central. "Mas, como entender que uma fraude da dimensão da que ocorreu no Banco Nacional, que era um dos maiores bancos do país, possa ter persistido durante tantos anos, sem que o Banco Central tenha tomado conhecimento do que estava acontecendo?", questionou.

- O Banco Central continua nos devendo uma explicação apresentável das suas relações com o Nacional e outros bancos. É muito bem vinda a sugestão do delegado do inquérito, Galileu Pinheiro, no sentido de que sejam feitos duas novas investigações: uma sobre eventuais remessas ilegais do Nacional para o exterior e outra sobre a conduta do Banco Central - considerou o senador.

Para Eduardo Suplicy, é preciso, especialmente, investigar em profundidade a responsabilidade de sucessivas diretorias do Banco Central pelos "gravíssimos" problemas acumulados no Banco Nacional e em outras instituições financeiras de grande porte durante tantos anos.



20/08/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy considera normal vinda de Meirelles ao Senado

SUPLICY CONSIDERA PPA INSUFICIENTE PARA TRANSFORMAR O BRASIL

SUPLICY CONSIDERA MARCHA UM SUCESSO E LEMBRA HENFIL

Suplicy considera urgente a capitalização do Fundo Soberano

Suplicy considera acertada decisão do Copom de baixar a Selic

Marta Suplicy considera exageradas manifestações contra Palocci