SUPLICY CONTESTA DECLARAÇÕES DE ACM SOBRE MST E UDR
Líder do Bloco Oposição, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) manifestou hoje (dia 15) sua discordância com a posição do presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães, favorável à extinção do MST e da UDR. "Estranho que o presidente do Congresso use sua autoridade para fazer tal declaração", disse o parlamentar, observando que a declaração não condiz com a tradição democrática do Legislativo.
Ele citou o artigo 5º da Constituição para lembrar que as associações só poderão ser dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trânsito em julgado. Ele sustentou que o Movimento dos Trabalhadores sem Terra tem natureza completamente diferente da União Democrática Ruralista.
- Desde sua criação, o MST tem cumprido um papel de organização e de mediação importantíssimo, muitas vezes coordenando esforços para que as manifestações sejam pacíficas e sem violência - assinalou.
Testemunhando a atuação responsável dos integrantes desse movimento, Suplicy disse que no enterro dos líderes Fusquinha e Doutor foram silenciosas as demonstrações de repúdio contra a violência de que foram vítimas. Ele lembrou que Darcy Ribeiro e Celso Furtado declararam ser o MST o movimento social mais importante da história do Brasil, e comentou: "graças a Deus, o MST existe, porque é o principal mediador nos conflitos e principal interlocutor do governo para assuntos de reforma agrária".
Suplicy também afirmou que não se resolve um conflito destruindo seus conflitantes e suas entidades de representação. Ele insurgiu-se ainda contra o exemplo mencionado pelo presidente do Senado - a extinção da Frente Nacionalista e do Clube da Lanterna por Juscelino Kubistchek. "A comparação com JK não procede. A Frente Nacionalista e o Clube da Lanterna continuaram existindo. Não vamos confundir alhos com bugalhos, muito menos sem terra com lanterna", disse.15/04/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
Covatti contesta declarações de Marta Suplicy sobre a revisão da lei fiscal
Suplicy defende prorrogação da CPMF e contesta declarações de Agripino
Suplicy defende aprovação da CPMF e contesta declarações de Agripino
Heráclito contesta declarações sobre vôos em cidade do Piauí
Ideli contesta declarações de Jorge Bornhausen sobre governo Lula
Crivella contesta notícias sobre declarações que teria feito em Plenário