Suplicy defende convocação de novos defensores públicos



Em pronunciamento nesta quinta-feira (26), o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) defendeu a convocação de defensores públicos aprovados em concursos da União e dos estados, como forma de fortalecer e aprimorar o trabalho prestado por essas instituições na garantia do acesso à justiça aos mais pobres.

Em discurso na sessão em homenagem ao Dia Nacional da Defensoria Pública, comemorado anualmente em 19 de maio, Suplicy disse que a instituição garante de forma efetiva o direito de igualdade e fortalece a democracia. O senador, porém, observou que ainda há um caminho longo a percorrer, tendo em vista que o Brasil conta com apenas 5.200 defensores públicos, distribuídos apenas em 43% das comarcas do país. Os defensores públicos federais não passam de 489 para uma população estimada de 16 milhões de pobres, segundo o senador.

Suplicy disse que as atribuições do defensor públicos são das mais necessárias e importantes que o operador do Direito pode desempenhar. Em sua avaliação, todos os estudantes de Direito do país deveriam estagiar nas defensorias públicas, cujo trabalho consolidado nos últimos anos pode ser considerado motivo de orgulho para a população.



26/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Rosalba Ciarlini e Eduardo Suplicy destacam importância do trabalho dos defensores públicos

Suplicy defende transparência em lei de acesso a documentos públicos

Senado homenageia defensores públicos

Gim Argello homenageia defensores públicos

Senado homenageia defensores públicos

Estado já nomeou 84 defensores públicos