Suplicy defende exame e debate de representações



"Nem todas as representações devem ser arquivadas. Elas devem ser debatidas e examinadas." A opinião é do senador Eduardo Suplicy (PT-SP), que, em entrevista à imprensa nesta sexta-feira (7), a respeito das representações protocoladas no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar contra o presidente do Senado, José Sarney, manifestou-se favoravelmente a uma defesa do acusado, perante o Conselho.

- (A admissibilidade ou não da denúncia) vai depender do exercício de defesa do presidente Sarney, pois não vale simplesmente fazer uma defesa sem ser contraditado - afirmou Suplicy, ao se referir à defesa feita por Sarney da Tribuna do Plenário, nesta semana.

Para o senador por São Paulo, o presidente do Conselho de Ética, Paulo Duque (PMDB-RJ), precisa examinar cada representação antes de decidir pelo arquivamento ou não, pois tal atitude representa, como explicou, a "defesa do Senado como instituição e do próprio Conselho de Ética".

E o exame das representações, segundo explicou Suplicy, tem que ser à luz da legislação, e, tecnicamente, com base nos códigos Civil e Penal.

Ao ser questionado sobre o interesse do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na crise do Senado, Eduardo Suplicy disse que "Lula é a primeira pessoa a querer que o Senado saiba resolver seus problemas muito bem".



07/08/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy defende aprovação de recursos contra arquivamento de representações no Conselho de Ética

Suplicy diz que votaria a favor das representações e denúncias contra Sarney

Suplicy defende debate sobre a privatização da Cesp

Suplicy debate com tucanos eleições municipais de São Paulo e defende prévias partidárias

Paim defende reivindicações de brasileiros que trabalham em representações diplomáticas

CDH debate exame da OAB