Suplicy defende um nome de consenso para presidência do Senado



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) defendeu nesta terça-feira (dia 30) um esforço do seu partido em torno de um nome de consenso para ocupar a Presidência do Senado. Se esse nome atender ao princípio da proporcionalidade, segundo a qual cabe ao partido com maior número de representantes indicar um candidato, "melhor ainda", completou ele.

Na avaliação do senador, o Bloco Oposição "deve buscar um nome de consenso, seja o do partido majoritário ou outro". Este Bloco reúne-se nesta terça-feira para discutir, entre outros assuntos, o lançamento da candidatura do senador Jefferson Péres (PDT-AM) à Presidência do Senado.

Para Suplicy, o importante é que o debate no Senado em torno da sucessão de Antonio Carlos Magalhães seja "o mais intenso e público possível". Na sua opinião, a discussão deve abordar "regras de participação, transparência e respeito a todos os partidos", inclusive os de representação minoritária.

Ele também considera que a Mesa do Senado deve realizar reuniões mais regulares, "com procedimentos mais abertos", que possam representar um fortalecimento da instituição no cumprimento de suas responsabilidades constitucionais de representação, fiscalização e legislação.

30/01/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cristovam defende o nome de Simon para a Presidência do Senado

Suplicy apela para escolha de um 'nome de consenso'

Suplicy pede a Jader indicação de um nome de consenso

Suplicy defende candidatura de Simon à Presidência do Senado

Suplicy defende candidatura de Simon à Presidência do Senado

Suplicy defende candidatura de Pedro Simon à Presidência do Senado