Suplicy destaca avanços no controle da violência e na área da educação no Piauí



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) destacou, em discurso nesta sexta-feira (1º)avanços no controle da violência e no setor da educação no Piauí. Ele esteve na capital Teresina, na última sexta-feira, a convite do Movimento Hip Hop daquele estado para participar de debate sobre como o Rap e o Hip-Hop podem contribuir para diminuir a violência e o uso das drogas.

De acordo com Suplicy, o governador do estado, Wellington Dias, informou que, graças a inúmeras iniciativas, como as atividades artísticas e esportivas oferecidas pelo Centro de Referência do Movimento Hip-Hop, e os diversos cursos e ações voltados para os jovens, as ocorrências de conflitos entre grupos de jovens em Teresina foram reduzidas de 60, registradas no início de seu governo, para cerca de nove atualmente.

- Quando estava em Teresina, tive oportunidade de ver manchetes dos jornais da semana passada: já por duas semanas, em verdade por dezenove dias, estendeu-se o período em que não houve assassinatos na cidade de Teresina, enquanto nas principais metrópoles brasileiras, como a minha cidade, São Paulo, no Rio de Janeiro, em Recife, em Belo Horizonte, infelizmente tem havido um número de assassinatos, de roubos, de assaltos em quantidade tão intensa. Felizmente ali, em Teresina, circunstâncias têm levado à diminuição muito significativa da criminalidade - afirmou o senador.

Suplicy disse ter constatado, desde o início dos anos 90, após ouvir grupos ligados aos movimentos de Hip Hop, como é relevante, para todos os que desejam compreender os anseios dos jovens das periferias das grandes metrópoles, prestar atenção nas letras de suas músicas.

Cada vez que observa fatos que atestam o aumento da violência, Suplicy disse ficar mais persuadido de que o país deve caminhar para a implantação da renda básica de cidadania, proposta de sua autoria já aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O senador disse que tem apresentado aos diversos candidatos a prefeito com quem tem conversado a sugestão de adotar experiências locais de renda básica de cidadania.

Educação

O Piauí também está avançando significativamente na área da educação pública, segundo Suplicy. Prova disso, explicou ele, é o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado recentemente pelo Ministério da Educação. A pesquisa revela, informou o senador, que no Piauí o índice subiu de 2,6% para 3,5% nas séries iniciais, superando o aumento observado na média brasileira, que passou de 3,9% para 4,1% . Esses avanços, segundo Suplicy, devem-se aos investimentos feitos pelo governo estadual na área.

Uma das estratégias adotadas, explicou Suplicy, é a concessão de bolsa de estudo para que alunos com nota alta no Ensino Médio dêem aulas de reforço para os alunos do Ensino Fundamental.



01/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


(Flash) - Ministro Paulo Renato destaca a coragem de Covas nos avanços na área da Educação em São Pa

JOÃO ROCHA COMENTA AVANÇOS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO

Renildo Santana elogia avanços na área da educação no Sergipe

Marta Suplicy destaca avanços da luta das mulheres por igualdade

Paim destaca avanços da educação no Brasil

Patrocínio destaca avanços na educação do Tocantins