Suplicy pede que petistas e sindicalistas deem boas vindas a Barack Obama
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) fez um apelo em plenário, nesta quinta-feira (17), a alguns de seus colegas de partido e sindicalistas para que não protestem durante a próxima visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao Rio de Janeiro.
De acordo com reportagem do jornal O Globo, 150 sindicalistas e representantes de movimentos sociais se reuniram na quarta-feira (16), na sede do Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro (Sindipetro-RJ) para organizar protestos contra Obama. No caso dos petroleiros, sua preocupação é com a exportação de petróleo cru do pré-sal para os americanos.
Na avaliação de Suplicy, a própria história de Barack Obama, o primeiro presidente negro dos Estados Unidos, justificaria uma postura mais tolerante por parte dos sindicalistas e "dissidentes" petistas.
Suplicy não descartou mesmo a possibilidade de que Barack Obama possa fazer um anúncio de grande significado durante sua visita ao Brasil, informando, por exemplo, sobre a suspensão do bloqueio econômico a Cuba ou sobre a derrubada dos muros que separam o México de seu país.
- Então, eu tenho a convicção de que deveremos todos dar as boas-vindas ao presidente Barack Obama. Eu lembrei, inclusive, hoje ao companheiro de partido Emir Sader, que sugeriu que as pessoas fossem tomar sol na praia e não assistir ao discurso de Barack Obama. Lembrei o quanto é importante que possamos [através da negociação] acabar com muros que separam os que têm muito dos que pouco têm e pessoas de todas e quaisquer origens e religiões - disse.
17/03/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Suplicy elogia discurso de Barack Obama
Suplicy elogia discurso de Barack Obama endereçado aos muçulmanos
Suplicy acredita que Barack Obama irá contribuir para derrubar o muro que separa EUA do México
Paim comemora vitória de Barack Obama
Presidente do Senado apóia Barack Obama
Simon manifesta apoio a Barack Obama