Suplicy destaca escolha do Rio de Janeiro para sediar Olimpíada



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) manifestou sua satisfação com a escolha da cidade do Rio de Janeiro como sede da Olimpíada de 2016. Para Suplicy, a escolha da primeira cidade sul-americana a sediar Jogos Olímpicos foi feita porque "hoje o Brasil é uma Nação politicamente pacificada, democratizada e, principalmente, porque tem a força de uma economia estável e de um governo democrático".

O parlamentar enfatizou o esforço conjunto de todos os que lutaram pelo Rio e destacou a importância da comitiva brasileira, parabenizando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por seu discurso. Afirmou que os jogos de 2016 "serão uma injeção de investimentos em todos os sentidos". Para ele, a escolha do Rio de Janeiro retrata "a confiança que a comunidade internacional tem no Brasil de hoje e no seu potencial de crescimento".

- As realizações, no Brasil, da Copa do Mundo de Futebol em 2014 e dos Jogos Olímpicos, em 2016, serão verdadeiras alavancas de projeção de nosso país nos campos econômico, social, cultural e político. O respeito pelo Brasil crescerá ainda mais, na medida em que realizarmos as obras de infraestrutura planejadas dentro dos calendários propostos, com atenção especial para o urbanismo e o meio ambiente - afirmou o senador.

Suplicy ainda destacou o anúncio do ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), calculado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Embora o índice brasileiro tenha subido, de 0,807 para 0,813, o país ocupa o mesmo 75º lugar do ano anterior. O representante paulista propôs que o país tenha como meta chegar a 2016 com uma significativa melhora do IDH, eliminando a pobreza absoluta e o analfabetismo, entre outras coisas.



05/10/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores comemoram escolha do Rio de Janeiro para sediar os jogos olímpicos em 2016

Dornelles manifesta satisfação com escolha do Rio de Janeiro para sediar Jornada Mundial da Juventude Católica

Para membro do COB, Brasil não deve sediar olimpíada

Rio de Janeiro vai sediar encontro sobre arte-educação

Rádio Senado debate impacto da escolha do Rio como cidade sede da Olimpíada de 2016

Suplicy ressalta escolha de mulheres para Nobel da Paz