Suplicy diz que seu voto é em confiança ao presidente Lula
"Estou dando meu voto de confiança ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Não é fácil tomar esta decisão, mas avalio que será importante para que o governo possa conduzir sua política, sobretudo do ponto de vista econômico." Esta foi a declaração de voto do senador Eduardo Suplicy (PT-SP), anunciando sua posição favorável ao projeto de lei de conversão (PLV 54/04) à medida provisória (MP 207/04) que dá status de ministro ao presidente do Banco Central.
Suplicy admitiu que se estivesse em votação a independência do Banco Central ou um mandato fixo para sua diretoria, aí sim enfrentaria grandes dificuldades para aprovar a proposta. Ele também se manifestou sobre o parecer apresentado pelo procurador-geral da República, Cláudio Fonteles, que considerou a medida provisória inconstitucional.
O senador disse que, com status de ministro, se porventura o presidente do BC, Henrique Meirelles, tiver cometido alguma das irregularidades denunciadas pela imprensa, caberá ao próprio procurador Fonteles denunciá-lo ao Supremo Tribunal Federal. Suplicy também lembrou que, no momento em que foram levantadas dúvidas sobre a regularidade fiscal e eleitoral de Meirelles, o próprio presidente do BC teve suas explicações aceitas pelo presidente Lula e pelo ministro da Fazenda, Antonio Palocci.
08/12/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mozarildo apresenta voto de confiança ao novo presidente da Funai
Paim e Jorge Viana manifestam confiança na recuperação do ex-presidente Lula
Suplicy propõe voto de restabelecimento ao presidente do Timor Leste
SUPLICY ESPERA QUE PRESIDENTE RECOMENDE VOTO A FAVOR DO 2º TURNO
Senadores apresentam voto de censura contra declarações do presidente Lula
Suplicy diz que Lula discutirá demissões com presidente da Embraer