Suplicy fala com emoção de Pelé Eterno



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) voltou a recomendar nesta terça-feira (3) o filme Pelé Eterno, que o emocionou de maneira especial. Dirigido por Aníbal Massaini, e com a participação de importantes personagens do futebol, Pelé Eterno mostra 350 dos mais de mil gols feitos pelo “atleta do século XX” durante sua carreira no Santos, na Seleção Brasileira e no Cosmos de Nova Iorque. O filme narra a história de Pelé desde a infância em Três Corações (MG) e  Bauru (SP), onde começou a jogar por inclinação nata e por influência do pai, Dondinho. A este prometeu um título mundial para o Brasil, quando o viu chorando pela derrota da seleção, em 1950. O título viria em 58, quando Pelé contava com apenas 17 anos.

Além de ressaltar o extraordinário talento do Rei do Futebol, o senador chamou a atenção para a sua infância de menino pobre, que teve de trabalhar para ajudar a família. E observou a importância do sucesso de Edson Arantes do Nascimento para elevar a auto-estima da população negra, por ser um exemplo de fé e determinação.

- Tenho sugerido à prefeita Martha Suplicy, de São Paulo, que nos Centros Educacionais Unificados, que são agora os cinemas e teatros, na periferia de São Paulo, dê a oportunidade para todas as crianças e adultos assistirem a esse filme devido à inspiração que lhes poderá dar para acreditarem em si próprias e conseguirem superar os grandes obstáculos que, por vezes, as pessoas têm na vida – disse o senador.

Suplicy, que é torcedor do Santos, acredita que o filme tem contribuído também para estimular os atuais jogadores do time. Eles assistiram à película com o próprio Pelé e, depois disso, têm ganho jogos de goleada, como  a de  6 X 0 sobre o Payssandu, no último domingo.

A coletânea de gols mostrada no filme reafirma a técnica extraordinária do jogador, que revelava domínio da bola, criatividade, rapidez de raciocínio e forma física muito além da média de seus contemporâneos. E o depoimento da mãe de Pelé, revela o vaticínio feito pela parteira, que falou a dona Celeste sobre sua crença no futuro brilhante daquele recém-nascido.



03/08/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Octávio recepciona convidados em sessão do filme 'Pelé Eterno', no Senado

MAGUITO E AURÉLIO MIGUEL FALA SOBRE LEI PELÉ NA TV SENADO

SUPLICY REITERA: PELÉ PODE AJUDAR NA APROXIMAÇÃO EUA/CUBA

Suplicy fala sobre "Fome Zero" em Londres

SUPLICY FALA SOBRE ATUAÇÃO DA ESQUERDA

Walter Pinheiro diz que sigilo eterno não é bom para a democracia