Suplicy homenageia Bussunda e Mindlin



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) fez nesta quarta-feira (21) um discurso em homenagem ao humorista Cláudio Besserman Vianna, o Bussunda, morto no último sábado (17) na Alemanha. O parlamentar paulista enalteceu as qualidades artísticas e humanas do comediante e leu depoimentos de seus amigos.

Fundador do grupo Casseta & Planeta, Bussunda estava gravando um quadro humorístico alusivo à Copa do Mundo na cidade de Pasdorf, quando sofreu um ataque cardíaco, aos 43 anos. Mesmo satirizando políticos, inclusive o presidente Luiz Inácio Lula da Silva,Bussunda era admirado pelo senador, que requereu um voto de pesar pela morte do artista.

Mindlin

O senador apresentou outro requerimento, este de congratulações, ao escritor José Mindlin, de 90 anos, pela sua eleição para a Academia Brasileira de Letras e pela doação do acervo de sua biblioteca pessoal à Universidade de São Paulo (USP). Filho de russos que imigraram para o Brasil no começo do século 20, Mindlin formou-se em direito, mas desde a meninice mostrava sua inclinação pra as letras, tendo adquirido seu primeiro livro aos 13 anos e aos 15, começado a atuar como redator do jornal O Estado de S. Paulo.

José Mindlin foi também empresário - fundou e dirigiu por muitos anos a Metal Leve, fabricante de autopeças que chegou a operar nos Estados Unidos. Sua grande paixão, no entanto, sempre foram os livros. Calcula-se que sua biblioteca possua 30 mil volumes.

21/06/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy exalta memória de José Mindlin

Suplicy destaca doação de livros de José Mindlin à USP

TV Senado reapresenta entrevista com José Mindlin

José Mindlin: dedicação aos livros e ao Brasil

Suplicy homenageia atletas paraolímpicos

Suplicy homenageia autoridades suecas