Suplicy homenageia Gil e elogia Juca Ferreira
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) registrou, em Plenário, nesta sexta-feira (1º), o que classificou de a "extraordinária contribuição" que o ex-ministro Gilberto Gil deu no ministério à cultura e à arte do povo brasileiro e ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Suplicy também expressou o desejo de que Juca Ferreira, nomeado nesta sexta-feira, em caráter interino, para o cargo de ministro da Cultura, possa desempenhar muito bem a sua responsabilidade à frente da instituição.
- Acho que o seu secretário-executivo, Juca Ferreira, que está assumindo o posto, teve uma convivência com Gilberto Gil de grande relevância e expressão, dialogando com todos os setores da área cultural - disse Suplicy.
O senador ressaltou que Gilberto Gil lutou para que o Ministério da Cultura pudesse ter uma proporção maior de recursos no Orçamento da União do que simplesmente 1%.
Suplicy lembrou que Gilberto Gil, ao se despedir do ministério, utilizou alguns versos de sua música Refazenda para falar de sua experiência no Executivo - "amanhecerá tomate e anoitecerá mamão. O governo do presidente Lula tem a capacidade de fazer o país compreender a transformação, é uma refazenda extraordinária. Eu cederia a música como jingle".
- Tenho a certeza de que Gilberto Gil, voltando a ter o tempo integral de sua vida, depois de toda essa experiência como ministro da Cultura, com sua possibilidade de criar, de compor música e de cantar pelo Brasil e pelo mundo, continuará a dignificar a música e a arte brasileiras no Brasil e no mundo - afirmou.
Na opinião de Suplicy, Gilberto Gil, como ministro, interagiu com o meio artístico, não apenas com os músicos brasileiros, mas com pessoas de todas as áreas da arte e da cultura.
01/08/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
JUCÁ ELOGIA PROPOSTA DE ORÇAMENTO E SUPLICY QUESTIONA MINISTRO SOBRE PROER
Juca Ferreira conversa com Garibaldi sobre Lei Rouanet
Juca Ferreira defende adoção do vale-cultura
Exposição realizada pelo Metrô homenageia Adhemar Ferreira da Silva
Suplicy lamenta a morte de Pedro Ferreira, da Pastoral Carcerária
Jucá homenageia o Dia do Médico