Suplicy lamenta falecimento de fundador do grupo Pão de Açúcar



Último senador a discursar nesta segunda-feira (17), Eduardo Suplicy (PT-SP) apresentou requerimento pedindo voto de pesar - e condolências à família - pelo falecimento do empresário Valentim dos Santos Diniz, fundador do grupo Pão de Açúcar. O empresário português, informou Suplicy, faleceu no domingo (16) no Hospital Albert Einstein de São Paulo, aos 94 anos, por falência múltipla dos órgãos.

Suplicy disse que "seu" Santos, como era chamado pelos funcionários, nasceu em agosto de 1913 na aldeia de Beira Alta, em Portugal, e migrou para o Brasil em 1929. Em 1948, Santos Diniz abriu a Doceria Pão de Açúcar, em São Paulo, junto com a mulher, dona Floripes, depois de ganharem um prêmio em jogo lotérico.

O senador recordou que Santos Diniz presidiu o Grupo Pão de Açúcar (segundo maior grupo varejista do Brasil) até o ano de 2005, quando passou a tarefa ao filho Abílio Diniz. Suplicy também comentou a trajetória do empresário no Brasil, destacou os avanços da cadeia varejista desde 1948 e ressaltou a importância de seu legado para o país.

- A história do grupo Pão de Açúcar é um espelho da trajetória do varejo e dos anseios de modernização da sociedade brasileira. "Seu" Santos soube acompanhar as mudanças da economia e os hábitos de consumo dos brasileiros ao longo de sua trajetória. Em muitos momentos, o grupo foi pioneiro na implementação de novas tecnologias, como o lançamento de uma das primeiras "ponto com" do país, dos supermercados ou lojas de auto-serviço e, posteriormente, dos hipermercados - disse Suplicy.



17/03/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy lamenta falecimento de Augusto Boal

Mesquita Júnior apresenta voto de pesar pelo falecimento do fundador do PMDB no Acre

Requião lamenta morte de fundador do PMDB no Paraná

Em nota, presidenta Dilma lamenta a morte de fundador do PDT Neiva Moreira

Em homenagem a Steve Jobs, Suplicy lê discurso célebre do fundador da Apple

Suplicy apoia asilo político dado pelo Equador a fundador do Wikileaks