Suplicy pede providências contra ‘escalada de chacinas’ no Rio de Janeiro e em São Paulo



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) cobrou, nesta quarta-feira (12), providências dos governantes e das autoridades competentes contra a “escalada de chacinas” no Rio de Janeiro e em São Paulo. Ele solidarizou-se com as famílias dos seis jovens assassinados recentemente na Favela da Chatuba, na Baixada Fluminense.

Suplicy lembrou que os corpos dos jovens Christian Vieira, Victor Hugo Costa, Douglas Ribeiro, Glauber Siqueira, Josias Searles e Patrick Machado, todos entre 16 e 19 anos, foram encontrados nus, amordaçados, com sinais de tortura, facadas e tiros.

O senador acrescentou que chacinas semelhantes ocorreram este ano também em São Paulo e na própria cidade do Rio de Janeiro. Para o senador, é inadmissível o Brasil conviver com tragédias desse tipo.

– No estado democrático de Direito, já alcançado pelo nosso país, não pode haver lugar para chacinas e execuções de pessoas – declarou.

Bina

Suplicy também destacou o reconhecimento dos direitos do inventor brasileiro Nélio Nicolai, criador do sistema de identificação de chamadas Bina.

– É bom que o Brasil conheça e, conhecendo, se orgulhe e valorize a genialidade e a capacidade de produção do senhor Nélio Nicolai, pela invenção de dispositivos mecânicos e eletrônicos que são utilizados em larga escala em todos os países do mundo – afirmou.

O senador informou que Nicolai inventou também o Salto (sinalização sonora que indica, durante uma ligação, que outra chamada está na linha); o sistema de Mensagens de Instituições Financeiras para Celular, que permite o controle de operações bancárias via celular; e o Bina-Lo, que registra chamadas perdidas.

Suplicy ressaltou que todas as criações de Nicolai estão registradas no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e comparou a capacidade inventiva de Nicolai à de Santos Dumont.

– Gostaria que pudesse a Justiça, o quanto antes, assegurar o seu direito de inventor, e espero que as autoridades do governo brasileiro, como o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, possam efetivamente reconhecer o direito de um grande inventor – disse.



12/09/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


QUINTANILHA PEDE PROVIDÊNCIAS CONTRA ESCALADA DA VIOLÊNCIA NO PAÍS

SUPLICY PEDE PROVIDÊNCIAS CONTRA TRABALHO INFANTIL

SUPLICY PEDE PROVIDÊNCIAS CONTRA FILAS PARA CARIMBO DE PASSAPORTES

MARINA PEDE PROVIDÊNCIAS SOBRE VAZAMENTO DE ÓLEO NO RIO DE JANEIRO

ACM PEDE PROVIDÊNCIAS CONTRA VIOLÊNCIA

PT pede providências contra acusações de deputado