Suplicy: prévia do PT é marco na democracia
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) disse nesta quarta-feira (13) que a prévia do Partido dos Trabalhadores no próximo domingo (17), para escolha do candidato que disputará o cargo de presidente da República, "é um marco na democracia". Ele ressaltou que esta é a primeira vez que um partido político brasileiro realiza prévias, abertas a todos os filiados, para escolha de seu candidato. O senador disputará a indicação com o presidente de honra do PT, Luiz Inácio Lula da Silva.
Suplicy leu artigos que ele e Luiz Inácio Lula da Silva publicaram no jornal PT Notícias defendendo as prévias e anunciando suas ações, caso sejam eleitos. O senador sustentou que é candidato porque tem propostas para o país, destacando a instituição da renda básica ou renda de cidadania - o complemento de renda que o governo pagaria a milhões de famílias sem rendimentos ou com renda muito baixa. Lembrou que, dos 170 milhões de brasileiros, 32% vivem com menos de R$ 5 por dia e 12,5% sequer ganham esse valore.
Em seu artigo, Lula fala dos méritos de Suplicy e sustenta que qualquer um dos dois que chegar à Presidência da República colocará em prática o programa do PT. Lula afirma que "não há nem haverá" disputa entre os dois, que são opções a que a base partidária terá o direito de avaliar.
Em aparte, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) lamentou que o seu partido tenha desistido das prévias (ele seria candidato) e classificou de golpe a decisão tomada com esse objetivo pela convenção nacional extraordinária do PMDB, em Brasília, na última sexta-feira (8). "O PT está dando uma aula de democracia a todos nós", disse Simon.
O senador Saturnino Braga (sem partido-RJ) afirmou que as prévias do PT aumentam a confiança da população no partido e que o projeto de renda mínima proposto por Eduardo Suplicy é "uma novidade revolucionária", pois prevê a redistribuição de renda de forma diferente do que sempre foi pregado por grandes economistas e até pensadores. O senador Lindberg Cury (PFL-DF) também elogiou as prévias do PT.
13/03/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Prefeitos criticam prévia em março
PMDB adia prévia para 17 de março
Prévia de março do Índice de Confiança da Indústria registra alta de 0,3%
Inflação do aluguel diminui e fica em 0,59% na segunda prévia de março
Índice que reajusta aluguéis diminui na primeira prévia de março e fica em 0,48%
Índice usado em reajuste de aluguéis sobe para 0,35% na segunda prévia de março