Suplicy quer conhecer convênios de pesquisa que a Embrapa assinou com empresas privadas



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) apresentou requerimento em que solicita da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) informações sobre todos os convênios e contratos de pesquisa firmados com empresas privadas e públicas desde 1997. O requerimento foi motivado pelas notícias de que a Embrapa teria assinado contrato com a empresa Monsanto, levando pesquisadores brasileiros a adaptarem a soja transgênica do grupo estrangeiro às condições ambientais do Brasil. Conforme as notícias, a pesquisa também permitiria que as variedades de soja da Embrapa incorporassem tolerância a um herbicida da Monsanto.

O requerimento chega a pedir detalhes dos convênios, inclusive sobre quem será detentor de propriedade das descobertas advindas de cada contrato firmado com empresas. Eduardo Suplicy observa que as pesquisas da Embrapa nas últimas décadas mudaram a agricultura brasileira, principalmente por terem incorporado os cerrados ao sistema produtivo, hoje responsáveis por 40% de todos os grãos produzidos no país.

Ele frisou que a Embrapa é hoje uma das maiores instituições de pesquisas do mundo, contando com 37 centros espalhados por todo o país, onde trabalham 2.045 pesquisadores, a metade com doutorado. O orçamento anual da empresa estatal é de R$ 660 milhões. "As informações são de fundamental importância para que o Senado possa melhor contribuir para o fortalecimento de um importante setor da economia brasileira", disse o senador.

18/09/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Romero Jucá informa que Lula assinou convênios de R$ 500 milhões em Roraima

Dornelles quer incentivar atividades de pesquisa em escolas privadas

SUPLICY QUER CONHECER ACORDO COM O FMI

SUPLICY GARANTE QUE NÃO ASSINOU EMENDA DE VERBAS PARA O TRT DE SP

Suplicy quer explicações do governo sobre contrato entre a Embrapa e a Monsanto

TIÃO VIANA NÃO ASSINOU, MAS QUER PUNIÇÃO NO JUDICIÁRIO