SUPLICY QUER DETALHES DA POSIÇÃO BRASILEIRA SOBRE ELEIÇÕES PERUANAS



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) manifestou inconformismo em relação às declarações do presidente Fernando Henrique Cardoso sobre as eleições no Peru e pediu a convocação do chanceler Luiz Felipe Lampreia, para esclarecer a posição do Brasil a respeito do tema, na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado. Para Suplicy, o governo brasileiro adotou uma posição, "no mínimo dúbia", ao afirmar estar solidário com as decisões tomadas pela Junta Eleitoral Peruana.
Esse posicionamento deu margem, no entendimento do senador, à interpretação de que o Brasil estaria apoiando a vontade do presidente peruano Alberto Fujimori que tenta um terceiro mandato. "Diante da recente tentativa de golpe no Paraguai, o estado de guerra civil na Colômbia, os problemas eleitorais na Venezuela, a ditadura no Suriname, temos um quadro preocupante, na América Latina, especialmente em vista da insatisfação popular que cresce dia a dia", alertou.
Suplicy enfatizou que a convocação de Lampreia tem por objetivo esclarecer esse posicionamento ambíguo do Brasil. "Eu imaginava que o presidente Fernando Henrique Cardoso poderia exercer um papel importante na construção da democracia latino-americana, sendo mais firme diante de tamanha falta de imparcialidade das autoridades eleitorais peruanas que levou os observadores da OEA a deixarem o país, antes da realização do 2º turno".

30/05/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


LAURO QUER QUE LAMPREIA EXPLIQUE POSIÇÃO BRASILEIRA SOBRE IUGOSLÁVIA

TIÃO VIANA QUER CONHECER POSIÇÃO BRASILEIRA SOBRE O TIMOR LESTE

SUPLICY QUER SABER QUAL A POSIÇÃO DO GOVERNO SOBRE EPISÓDIOS RECENTES NO PERU

SUPLICY QUER EXPLICAÇÕES SOBRE AJUDA BRASILEIRA A MONTESINOS

CFC: Suassuna quer detalhes sobre crise energética

CPI quer detalhes sobre audiência do governador com empresário italiano