SUPLICY QUER EXPLICAÇÕES SOBRE AJUDA BRASILEIRA A MONTESINOS
Ele fez um apelo ao presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães, para colocar o requerimento em votação na primeira sessão deliberativa do Senado depois das eleições municipais, em 10 de outubro, e para garantir a vinda do ministro dentro do prazo regimental de 30 dias.
Montesinos foi flagrado "comprando" por US$ 15 mil a adesão de um deputado da oposição peruana ao governo do presidente Aberto Fujimori. "Esse fato nos ofende a todos que defendemos a democracia, ofende a todos que tanto têm lutado pela democracia em todas as Américas", declarou. A negociação, documentada em fita de vídeo e divulgada internacionalmente, provocou a fuga de Montesinos e fez Fujimori anunciar a realização de eleições gerais no Peru.
O senador quer saber o que teria levado o presidente Fernando Henrique Cardoso a interceder em favor de Montesinos. "Será que o presidente considera normal a compra de votos de um deputado?", perguntou. Suplicy julgou imprescindível que Lampreia venha ao Senado, em breve, para esclarecer a posição do Brasil, "que foi peça fundamental na decisão do Panamá, de conceder asilo a Montesinos", disse.
Suplicy disse que a crise do peruana se deve, em boa parte, à decisão do presidente Alberto Fujimori de concorrer a um terceiro mandato. Ele lamentou que o Brasil tenha aprovado a reeleição, que nunca fez parte das tradições republicanas do país, e defendeu a votação pelo Congresso o mais rápido possível das propostas de emenda constitucional que acabam com o instituto. "A reeleição é uma porta aberta para o abuso do poder" afirmou.
26/09/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
SUPLICY QUER EXPLICAÇÕES SOBRE DÍVIDA PÚBLICA
Suplicy quer explicações sobre empréstimo do BNDES à Citrosuco
SUPLICY QUER EXPLICAÇÕES SOBRE PROGRAMAS DE RENDA MÍNIMA
Suplicy quer explicações do governo sobre contrato entre a Embrapa e a Monsanto
SUPLICY ELOGIA AJUDA BRASILEIRA A TIMOR LESTE
SUPLICY QUER DETALHES DA POSIÇÃO BRASILEIRA SOBRE ELEIÇÕES PERUANAS