Suplicy quer instituir prestação de contas em tempo real nas campanhas eleitorais




Candidatos, partidos políticos e coligações poderão ser obrigados a fazer prestação de contas em tempo real durante as campanhas eleitorais. Esse é o objetivo do Projeto de Lei do Senado (PLS) 564/11, apresentado pelo Eduardo Suplicy (PT-SP) nesta semana. O senador defendeu sua proposta nesta quinta-feira (15), em discurso no Plenário.

O projeto altera a Lei 9.504/97 para instituir que, durante as campanhas eleitorais, os partidos políticos, as coligações e os candidatos serão obrigados a divulgar pela internet, diariamente, todos os recursos recebidos para o financiamento das respectivas campanhas.

Terá de ser divulgado todo e qualquer recurso recebido de pessoas físicas e jurídicas, do poder público e do fundo partidário, ou de qualquer outra origem, indicando os nomes dos doadores e os respectivos valores.

A Justiça Eleitoral ficará responsável por criar mecanismo na internet para essa prestação de contas em tempo real. O candidato que não cumprir o disposto terá seu registro cassado, conforme o texto do projeto.

Na opinião de Suplicy, seu projeto vai ao encontro do anseio "generalizado entre o povo brasileiro" de mais transparência dos atos dos políticos.

- Esse projeto tem por objetivo propiciar, em tempo real, a transparência das receitas e despesas dos candidatos a cargos eletivos, de seus partidos políticos ou de suas coligações, durante as campanhas políticas. O eleitor poderá acompanhar, diariamente, em tempo real, pela internet, a prestação de contas seja do dispêndio realizado, seja da captação de recursos financeiros, bem como de outras formas de contribuição material - resumiu Suplicy.

Para o senador, se essa proposta virar lei, o processo eleitoral será aperfeiçoado e a cidadania fortalecida.



15/09/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy quer publicação de doações às campanhas eleitorais em tempo real na internet

Suplicy defende prestação de contas de campanhas eleitorais na internet

Proposta de Suplicy de prestação de contas em tempo real tem apoio da presidente do TSE

Contabilidade permite transparência de contas de campanhas eleitorais, diz presidente do Conselho

Suplicy defende o fim das contribuições de empresas para campanhas eleitorais

Suplicy defende fim das doações de pessoas jurídicas a campanhas eleitorais