SUPLICY: REAJUSTE DE GASOLINA VAI AUMENTAR PREÇOS DO PÃO AO ÔNIBUS
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) previu hoje (dia 10) em plenário que o aumento de preços da gasolina e outros derivados, incluído entre os 50 itens anunciados pelo governo para reduzir o déficit público, "pode provocar aumentos generalizados, do pão à passagem de ônibus".Ele lamentou que o governo não tenha anunciado qualquer medida destinada a reduzir o desemprego.
- Pelo contrário, se a economia será desaquecida é provável que a situação do emprego tende a piorar - disse.
Ao comentar o aumento de 10% nas alíquotas do imposto de renda para as pessoas físicas, Eduardo Suplicy perguntou por que o presidente da República não anunciou que pediria aos seus líderes no Congresso que colocassem em votação o projeto, de autoria do então senador Fernando Henrique Cardoso, que regulamenta o imposto sobre grandes fortunas, previsto na Constituição. "Por que o presidente não pede para que seja votado o seu próprio projeto, que regulamenta o imposto sobre grandes fortunas?", questionou.
Para Suply, ao invés de anunciar o aumento linear de 10% nas alíquotas do imposto de renda, o governo deveria ter optado por um reajuste progressivo, com percentual mais elevado para quem tem maior renda. Ele criticou o anúncio de que os aposentados que não se recadastraram serão retirados da folha de pagamentos. "Por que só agora, três meses depois de feito o recadastramento, o governo está anunciando que não vai pagar mais? Isso não deveria ter sido feito assim que terminou o recadastramento?", indagou.
O senador petista afirmou que, desde o governo Sarney, têmsurgido denúncias sobre as isenções de impostos concedidas a entidades educacionais, de saúde e de prática desportiva. "Como explicar que apenas agora o governo resolveu rever essa situação?", perguntou.Suplicy lembrou que o ex-ministro Mário Henrique Simonsen fez vários alertas, em 95,sobre os gastos permitidos em duty free, pois estávamos "vendendo o carro para pagar o jantar em Miami".
- Como explicar que só agora o governo pretende adotar essa medida? - concluiu.
10/11/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
Preços da gasolina e do botijão de gás devem aumentar este ano, prevê Copom
Copom estima que não haverá reajuste nos preços da gasolina e do gás este ano
Governo segura reajuste da gasolina
Petrobras comunica implementação de sua política de preços da gasolina
Postos de gasolina deverão detalhar composição de preços de combustíveis
Preços da gasolina e do etanol voltam a cair na última semana de maio