Suplicy reforça convite a juiz para debater desocupação de Pinheirinho




Em pronunciamento nesta quarta-feira (20), o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) reiterou o convite ao juiz Rodrigo Capez, assessor da presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo, para que compareça à audiência pública marcada para as 9h desta quinta na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). Na reunião, serão discutidas ações policiais para reintegração de posse de imóveis, como a realizada em janeiro na ocupação conhecida como Pinheirinho, em São José dos Campos (SP).

O parlamentar disse que, diante do que o juiz mencionou no artigo "Pinheirinho: ideologia e fatos", publicado nesta quarta pelo jornal Folha de S. Paulo, é "importantíssimo" seu comparecimento à comissão para responder a perguntas dos senadores. Segundo o senador, que vem divulgando denúncias de violência por parte da PM em Pinheirinho, o juiz tenta "justificar o que é injustificável".

Suplicy lembrou que Rodrigo Capez foi convidado para ir à CDH na última quinta-feira (23), mas alegou "compromissos inadiáveis" para não comparecer. O senador afirmou que pretende mostrar ao juiz as cenas de violência filmadas pelo cineasta José Padilha (homônimo do cineasta premiado) durante a desocupação da área de Pinheirinho.

O senador questionou ainda o valor estimado pelo juiz para a área desapropriada, de R$ 500 milhões. Ele disse que o advogado da massa falida da empresa dona do terreno estimou este valor em R$ 8,2 milhões em junho de 2007.

No mesmo pronunciamento, o senador pediu apoio ao Projeto de Lei do Senado (PLS) 159/2011, de sua autoria, que institui o Dia Nacional das Doenças Raras, a ser celebrado no último dia de fevereiro.



29/02/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim anuncia audiência pública para discutir desocupação de Pinheirinho

CDH aprova realização de audiência pública sobre desocupação de Pinheirinho

Audiência sobre desocupação de Pinheirinho começa com discordância entre senadores

Parlamentares discutem decisão judicial que determinou desocupação de Pinheirinho, em São José dos Campos

Em visita à Embaixada dos EUA, Ferraço reforça convite para embaixador comparecer ao Senado

Suplicy pede proteção para desalojados de Pinheirinho que denunciaram violências de policiais