Suplicy relata, aos senadores da CRE, viagem que fez ao Iraque



A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) reúne-se nesta quinta-feira (21), a partir das 10h, para ouvir o relato do senador Eduardo Suplicy (PT-SP) a respeito de viagem que fez a Bagdá, capital do Iraque, nos dias 16 e 17 de janeiro último. O senador viajou a convite da Assembléia Legislativa iraquiana.

Em Bagdá, Suplicy manteve encontro com várias autoridades e proferiu palestras sobre a viabilidade de adoção, no Iraque, de sua principal bandeira: o programa Renda Básica de Cidadania. O programa, também conhecido como Renda Mínima, tem por meta garantir aos mais pobres uma ajuda financeira para a sua sobrevivência.

A lei que instituiu o programa no Brasil (Lei 10.835/04) estabelece que o programa será implantado passo a passo, começando pelos segmentos mais pobres, a exemplo do que ocorre atualmente com o Programa Bolsa Família, até o dia em que todos os brasileiros tenham o mesmo direito.

Ao prestar contas da viagem que fez ao Iraque aos membros da CRE, Eduardo Suplicy vai ler um relato, de onze páginas, intitulado Uma Renda Básica para Democratizar e Pacificar o Iraque. Nele, o senador conta que encontrou-se, por mais de uma hora, com o ministro do Planejamento do Iraque, Ali Ghalib Baban, um dos principais líderes iraquianos. Durante a conversa, Suplicy diz que tentou convencer o ministro sobre a racionalidade de adoção da Renda Mínima no Iraque.

No relato, Suplicy também vai dizer aos senadores que, durante os dois dias que permaneceu em Bagdá, não viu qualquer sinal de violência.



18/02/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy relata viagem ao Iraque

Suplicy apresenta relatório de viagem ao Iraque

Suplicy relata viagem ao Oriente Médio, onde visitou Israel e a Palestina

MARLUCE RELATA VIAGEM DE CPI À FORTALEZA

Ana Amélia relata viagem em missão do Senado aos EUA

Vanessa Grazziotin relata viagem a Cuba