Suplicy apresenta relatório de viagem ao Iraque
"Uma renda básica para pacificar e democratizar o Iraque" é o título do relatório de viagem apresentado em Plenário, nesta quinta-feira (21), pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP), que esteve naquele país para apresentar sua proposta de renda mínima. Na ocasião, o petista lembrou que a proposta havia sido abraçada, em 2003, pelo alto comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Sérgio Vieira de Melo, morto em atentado terrorista à sede da ONU em Bagdá.
Suplicy comentou sua audiência com o ministro do Planejamento do Iraque, Ali Baban, que teria achado válida a proposta e apoiado a idéia de compartilhamento da riqueza gerada pelo petróleo com a população iraquiana. Segundo o senador, Ali Baban teria assinalado ainda que, no momento, o esforço do governo está concentrado na recuperação do país, destruído pelo guerra. Suplicy também adiantou que, em breve, o governo iraquiano deverá prestar uma homenagem ao brasileiro Sérgio Vieira de Melo.
Em aparte, o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) disse ver sinais muito positivos na política americana, "uma democracia madura que corrige seus desvios". Mas lamentou que o governo Bush tenha gasto na guerra contra o Iraque o equivalente a um Produto Interno Bruto (PIB) inteiro do Brasil "para nada".
O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) comparou a viagem de Suplicy a uma saga. O senador Heráclito Fortes (DEM-PI) parabenizou Suplicy pela coragem e determinação e afirmou que ele "plantou uma semente positiva em solo iraquiano".
21/02/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Suplicy relata viagem ao Iraque
Suplicy relata, aos senadores da CRE, viagem que fez ao Iraque
Marta Suplicy apresenta relatório preliminar da Subcomissão do FGTS
SUPLICY APRESENTA SUGESTÕES DO PT A RELATÓRIO SOBRE CONTAS DO GOVERNO
Suplicy: guerra do Iraque já custa US$ 2 trilhões
Suplicy leva mensagem pacifista ao Iraque