Suplicy relata reunião de bancadas com governador de São Paulo



Matéria corrigida em 12/07/2011 às 11h01


O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) disse nesta segunda-feira (11) que foi "muito produtiva" a reunião realizada pela manhã entre o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, secretários estaduais e as bancadas estaduais no Senado e na Câmara dos Deputados. Segundo relato do senador, o governador fez uma exposição sucinta sobre vários temas importantes para a economia do estado.

Suplicy disse que foi explicado na reunião que a proposta de redução de alíquotas interestaduais de ICMS para acabar com a guerra fiscal é onerosa para São Paulo e pode estimular a sonegação fiscal, mediante simulação de operações interestaduais. O governador citou a declaração de inconstitucionalidade feita pelo Supremo Tribunal Federal (STF) como fator de ampliação da pressão por convalidação dos benefícios irregulares e alertou para a necessidade de atenção aos projetos de lei que alteram a tributação sobre o comércio não presencial.

Outro ponto abordado foi o Fundo de Compensação de Exportações (Lei Kandir). Segundo o senador, foi demonstrado que os recursos destinados ao fundo são insuficientes para cobrir a renúncia de receita decorrente e representa fonte de atrito constante entre estados e União.

De acordo com Suplicy, Alckmin também assinalou a necessidade de regulamentação do artigo 91 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) para favorecer a devolução de créditos de contribuintes exportadores e estabelecer os critérios para o ressarcimento das exportações e dos créditos decorrentes de aquisições destinadas ao ativo permanente.

Os critérios para a partilha de recursos do Fundo de Participação dos Estados (FPE), na visão do governador, deveriam ter sido revistos a partir de 1992, o que não ocorreu. O estado de São Paulo estaria sub-representado (1%) e precisaria aumentar sua participação nas receitas para 3% ou 4%. Ele lembrou que, declarado inconstitucional em 2010, o conjunto de regras atuais vale até 31 de dezembro de 2012 e dependem de nova regulamentação.

Em relação à distribuição dos royalties do petróleo, o governo de São Paulo recomendou a manutenção do veto ao artigo 64 da Lei 12.351/10, a chamada "Emenda Ibsen", que expande a partilha da receita para todos os estados. Suplicy relatou que os estados produtores "se mostram sensíveis" e vão trabalhar em conjunto para construir uma proposta de interesse comum.

O senador ainda mencionou que a situação de endividamento paulista encontra-se equilibrada, com a proporção entre despesas e receitas em 1,53, abaixo do valor de 2,0 determinado pelo Senado.

- São Paulo atualmente contribui de maneira significativa para o superávit primário do País. Pelas condições atuais, o estado encontra-se em condições de captar novos empréstimos, aproximadamente R$ 17 bilhões.



11/07/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eduardo Suplicy relata participação em reunião do Parlatino

Eduardo Suplicy relata reunião para debater criação de fundo com recursos do pré-sal

Suplicy relata visita da Subcomissão da Verdade ao DOI-Codi de São Paulo

Paulo Octávio relata participação de senadores brasileiros em reunião de parlamentos na ONU

Suplicy relata denúncia de abuso sexual em prisões femininas de São Paulo

Governador participa de reunião da Sociedade Consular de São Paulo