Paulo Octávio relata participação de senadores brasileiros em reunião de parlamentos na ONU



O senador Paulo Octávio (PFL-DF) fez um relato da participação dele e de uma comitiva de senadores brasileiros, formada pelos correligionários Heráclito Fortes (PFL-PI) e Efraim Moraes (PFL-PB),na União Parlamentar Internacional (UPI), evento da Organização das Nações Unidas (ONU) que reuniu parlamentos do mundo inteiro em Nova York, no início desta semana.

Na ocasião, Paulo Octávio falou sobre o exemplo que o Brasil vem dando no que tange à "eliminação do câncer da corrupção" através do trabalho das comissões parlamentares de inquérito.

- As comissões parlamentares de inquérito, as famosas CPIs, divulgadas amplamente pelos meios de comunicação, merecem a atenção não só dos países vizinhos como dos mais distantes - disse o senador, lembrando que esse instrumento legislativo não existe na maioria dos países.

Paulo Octávio disse que não poderia se furtar ao dever de mostrar às Nações Unidas que o processo investigativo orquestrado pelo Congresso Nacional ao longo dos últimos anos serve de paradigma. Ele salientou que os bons resultados obtidos pelas CPIs desde o fim do regime militar mostram que a democracia brasileira está amadurecendo.

- Enganam-se aqueles que ingenuamente acreditam que o amadurecimento da democracia ocorre sem esforço, sem ruptura, sem dor. Ao contrário, a construção de um estado limpo ocorre por meio de crises. Temos que punir aqueles que se apropriam do Estado em causa própria, em detrimento do coletivo - frisou.

16/11/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


MARINA RELATA PARTICIPAÇÃO EM REUNIÃO DA SBPC

Capiberibe relata participação em reunião sobre Alca

Eduardo Suplicy relata participação em reunião do Parlatino

Agripino relata participação do Brasil em reunião promovida pelo BID

Paulo Octávio quer mais participação de capital estrangeiro em empresas aéreas

Paulo Octávio quer ampliar limite de participação de capital estrangeiro em companhias aéreas