SUPLICY SAÚDA O LÍDER TIMORENSE XANANA GUSMÃO
Neste momento em que, segundo o senador, o Brasil vive um momento grave de sua história, a presença de Xanana representa um novo alento à população, por ser prova viva de que os brasileiros também podemos obter sucesso. "Ficamos emocionados ao ouvi-lo dizer que sua vitória é nossa vitória, mas não merecemos tal generosidade, porque foram poucas as vozes que se ergueram no Brasil em favor de Timor Leste, nesses seus 25 anos de luta ", enfatizou.
Suplicy lembrou que, nos últimos anos, o PT procurou divulgar a causa do povo timorense, mas esbarrou sempre na incredulidade dos que consideravam a causa da independência do Timor como utópica e impossível. "Oxalá, daqui para a frente, possamos merecer o título de irmão mais velho que o senhor nos deu e que tanto nos honra", disse.
O senador fez questão de citar os timorenses que visitaram o Brasil para divulgar suas idéias de independência, como o professor José Ramos Horta, detentor do Prêmio Nobel da Paz, bem como os brasileiros que trabalharam e continuam trabalhando pelo Timor Leste, em especial o movimento "Clamor por Timor", organizado pelo frei João Xerri, prior dos dominicanos em São Paulo e por D. Lília Azevedo.
O senador Ademir Andrade (PSB-PA), que presidia a sessão, também saudou o comandante Xanana Gusmão em nome da Casa.
31/03/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
Covas recebe Xanana Gusmão, líder da resistência timorense
Covas recebe Xanana Gusmão, líder da resistência timorense
Covas recebe Xanana Gusmão, líder da resistência timorense
FOTOS - Covas recebe Xanana Gusmão, líder da resistência timorense
Suplicy saúda Xanana Gusmão e Jimmy Carter
Patrocínio saúda posse de Xanana Gusmão