Patrocínio saúda posse de Xanana Gusmão



A posse do presidente do Timor Leste, Xanana Gusmão, no próximo dia 20, foi saudada em Plenário nesta terça-feira (14) pelo senador Carlos Patrocínio (PTB-TO). A ascensão do novo presidente põe fim a 28 anos de ocupação indonésia no país.

O representante tocantinense lembrou o "papel preponderante" desempenhado pelo Brasil na fundação da nova nação independente, destacando o envio de contingente militar para assegurar a ordem no território, após a intervenção pacífica da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1999.

Carlos Patrocínio também referiu-se à atuação do brasileiro Sérgio Vieira de Mello, administrador transitório até a independência:

- Nosso compatriota merece todos os nossos elogios pela forma honrada e equilibrada como soube conduzir o delicado processo que comandou. Sua ação firme e, ao mesmo tempo, conciliadora, fez com que os ânimos se serenassem - comentou.

Para o parlamentar, para quem o Brasil tem suas próprias limitações, mas que não pode se omitir na ajuda a povos ainda mais miseráveis, cabe ao país o orgulho de ter participado "do processo de resgate de um povo e da criação do país".

- Se a remessa de recursos financeiros pode ser algo complicado para nosso apertado orçamento, a solidariedade pode ser traduzida em recursos humanos, em apoio logístico, em transferência de tecnologia, em cessão de mão-de-obra especializada em administração pública, em educação, em medicina e tantos outros campos em que o Brasil é hoje um país capacitado para a exportação - afirmou, lembrando que Brasil e Timor Leste, "apesar de antípodas do ponto de vista geográfico, são siameses pela cultura lusa que herdaram de seus colonizadores ibéricos".



14/05/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


SUPLICY SAÚDA O LÍDER TIMORENSE XANANA GUSMÃO

Suplicy saúda Xanana Gusmão e Jimmy Carter

Senado aprova congratulações a Xanana Gusmão

Xanana Gusmão poderá receber congratulações do Senado

Covas recebe Xanana Gusmão, líder da resistência timorense

Covas recebe Xanana Gusmão, líder da resistência timorense