Suplicy saúda Xanana Gusmão e Jimmy Carter



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) celebrou nesta terça-feira (21) dois fatos internacionais que ele considera de alto significado para a humanidade. Referiu-se à posse de Xanana Gusmão como primeiro presidente do Timor Leste e à visita do ex-presidente Jimmy Carter a Cuba. Além da posse de Xanana Gusmão, Suplicy celebrou o nascimento do Timor Leste, lembrando ser esta a primeira nação do século 21.

- É um povo irmão do Brasil, que fala português, ama nossa arte, ama nossa cultura e ama nossa música - observou o parlamentar.

Suplicy também considerou importante que Xanana Gusmão tenha feito seu discurso de posse em quatro línguas e explicitado o quanto é importante que, no Timor Leste, agora prevaleça a democracia, a liberdade e a organização partidária. O senador disse ainda que, sendo uma nação pobre, o Timor Leste, precisa de apoio e solidariedade.

No mesmo discurso, Suplicy saudou a visita do ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter a Cuba e o contexto em que ela foi realizada.

- A maneira como Fidel Castro o recebeu, o clima de boa vontade, foram aspectos notáveis da visita - disse o senador.

Lembrando que Jimmy Carter honrou seu mandato com preocupações concernentes aos direitos humanos, Suplicy disse que o ex-presidente contribuiu para o início da abertura democrática na América Latina. Afirmou ainda que Carter tem surpreendido os povos do mundo com suas ações. Sobre a visita, observou que o ex-presidente disse algumas verdades sobre o regime cubano, mas também explicitou o quanto é importante que os Estados Unidos acabem com o bloqueio econômico que impede o desenvolvimento da ilha.



21/05/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


SUPLICY SAÚDA O LÍDER TIMORENSE XANANA GUSMÃO

Patrocínio saúda posse de Xanana Gusmão

Suplicy felicita Jimmy Carter pelo Prêmio Nobel

Sarney participa de jantar em homenagem a Jimmy Carter

Sarney resume situação brasileira para Jimmy Carter

Sarney e Jimmy Carter discutem transparência no serviço público