Suplicy volta a pedir a manifestantes que evitem a violência nos protestos de rua



Em discurso nesta quinta-feira (8), o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) voltou a pedir aos manifestantes de rua de todo o país que optem por protestos pacíficos, sem violência ou depredações. Ele citou especialmente os autodenominados black blocs, que sempre estão na linha de frente quando as manifestações desandam em confronto com policiais.

Suplicy leu recente texto de um grupo black bloc no qual seus integrantes classificam-se como “um coletivo temporário de anarquistas” sem líderes, com membros de 17 a 30 anos que lutam contra “qualquer autoritarismo”.

“Somos anarquistas, mas isso não nos torna vândalos ou pregadores da violência. Respondemos aos ataques da polícia, apenas. Não queremos ninguém ferido, queremos proteger, mesmo que às vezes algo saia errado. Queremos ajudar e acreditamos que toda ajuda é válida, mesmo com ideologias diferentes. A união faz a força e nesse momento a força é o povo, sem distinção de ideologia”, leu Suplicy.

O senador sugeriu a esses manifestantes que escolham o caminho da não violência, como Mahatma Ghandi, Nelson Mandela e Martin Luther King Jr.

Aerus

Pouco antes de Suplicy iniciar seu pronunciamento, o senador Paulo Paim (PT-RS), na presidência dos trabalhos, informou que a presidente da República, Dilma Rousseff, receberá em audiência representantes dos aposentados e pensionistas das extintas empresas aéreas Varig e Transbrasil.

Pelo menos 10 mil beneficiários do fundo previdenciário Aerus estão sem receber seus benefícios há vários anos. Devido a um rombo financeiro, o Aerus está sob intervenção federal há anos e existe uma ação que responsabiliza a União pela falta de fiscalização sobre esse fundo. Entretanto, a União já recorreu de decisões favoráveis aos aposentados e pensionistas do Aerus.



08/08/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy condena violência em protestos e faz apelo a manifestantes

Camata volta a pedir medidas contra a violência

Suplicy volta a pedir que Sarney se afaste da presidência do Senado

Jorge Viana critica uso da violência contra manifestantes

CDH recebe denúncia de violência contra manifestantes em Tucuruí

Suplicy explica uso de seu gabinete por manifestantes