SUS é um marco na historia do país, diz Paulo Paim
Em pronunciamento nesta segunda-feira (8), o senador Paulo Paim (PT-RS) registrou a passagem do Dia Nacional da Saúde, comemorado no último dia 5, e disse que a criação do Sistema Único de Saúde (SUS) foi um marco na historia da assistência sanitária do pais, ao estabelecer que a saúde é um direito de todos e dever do Estado, a ser garantido por políticas que reduzam as doenças e atendam a todos.
Paulo Paim ressaltou que ninguém nega o direito de cada cidadão à saúde, ainda que até recentemente o Estado não assumisse esse postulado como um dever e política pública prioritária. Ele lembrou que até meados do século passado não existia no país um SUS, mas ações filantrópicas e assistência prestada por institutos de aposentadorias e pensões vinculados a determinadas categorias profissionais.
O senador ressaltou que o SUS, criado pela Constituição de 1988, veio para dar universalidade, integralidade assistencial, promoção à saúde e participação comunitária com recursos públicos para assistência sanitária a todo brasileiro.
Gramado
Em seu discurso, Paulo Paim registrou ainda a realização do 39º Festival de Cinema de Gramado, que prossegue até o próximo dia 13. O senador, que participou da abertura do evento, ressaltou que a edição deste ano do festival teve acréscimo de 30% no número de obras inscritas.
Paulo Paim anunciou ainda que o governo gaúcho está criando o edital do Pólo Visual, que vai disponibilizar aproximadamente R$ 1,5 milhão para a produção de cinco longas-metragens retratando a história do Rio Grande do Sul.
08/08/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
JUCÁ: LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL É MARCO NA HISTÓRIA DO PAÍS
Simon: veto do TSE à candidatura de Roriz é um marco na história do país
Paulo Paim comemora crescimento da produção de pescado no país
Investimentos são marco na história de Curitiba
CPI DO JUDICIÁRIO SERÁ MARCO NA HISTÓRIA DO SENADO, DIZ ACM
PNE 2030 é considerado marco na história do setor energético