Suspeito de terrorismo internacional pode ter movimentado conta CC-5 em Foz do Iguaçu



Durante a audiência da CPI do Banestado nesta quinta-feira (3), o chefe do Departamento de Combate a Ilícitos Cambiais e Financeiros do Banco Central (BC), Ricardo Liao, em resposta ao relator da comissão, deputado José Mentor (PT-SP), afirmou que solicitou às instituições do sistema financeiro nacional que identificassem pessoas listadas pelo governo dos Estados Unidos como suspeitas de terrorismo internacional entre as usuárias de contas CC-5 a partir de Foz do Iguaçu. Com esse trabalho, disse Liao, o BC informou que foi encontrado, por aproximação, o nome de um árabe que usaria as contas supostamente para operação de exportação de frangos.

As listas apresentadas pelas autoridades norte-americanas no Brasil foram elaboradas pela CIA, a agência de inteligência norte-americana, e pelo FBI, a polícia federal daquele país, com ajuda do Banco Central dos EUA (Federal Reserve). Porém, informou Liao, a identificação não pôde ser feita com maior precisão por falta de indicadores numéricos, como, por exemplo, o número da carteira de identidade.

O senador Romeu Tuma (PFL-SP) registrou que a CPI dos Precatórios já havia identificado irregularidades na utilização de contas CC-5, que movimentavam recursos incompatíveis com os recursos do mercado de sacoleiros em Ciudad del Leste, no Paraguai.

O presidente da CPI, senador Antero Paes de Barros (PSDB-MS), ciente de que outras investigações tangenciaram o assunto, informou que solicitou a distribuição dos relatórios de CPIs anteriores, como a dos Bancos, a do Judiciário e, inclusive, a do Futebol. Antero acredita que a CPI do Banestado vai -fechar uma série de colchetes deixados abertos pelas comissões anteriores-.

O deputado Gilberto Nascimento (PSB-SP) anunciou que vai pedir a Antero a convocação do juiz de Cascavel (PR) que examinou o inquérito sobre o assunto movido por procuradores naquela cidade.



03/07/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Olivir protesta contra noticiário infundado da CNN sobre terrorismo em Foz do Iguaçu

AVIÃO SUSPEITO QUE NÃO CUMPRIR ORDEM DE POUSO PODE SER ABATIDO

Cyro Miranda diz que punição dos vândalos não pode ser relacionada com terrorismo

Congresso pode aprovar até março lei que define crime de terrorismo

CCJ pode votar tipificação do crime de terrorismo nesta quarta

CCJ pode votar tipificação do crime de terrorismo nesta semana