Olivir protesta contra noticiário infundado da CNN sobre terrorismo em Foz do Iguaçu



O senador Olivir Gabardo (PSDB-PR) protestou nesta quinta-feira (21) contra -noticiário alarmante e totalmente infundado- da rede de televisão norte-americana CNN sobre a existência de células terroristas na região de Foz de Iguaçu (PR) e da Tríplice Fronteira (Brasil, Argentina e Paraguai). Ele fez um apelo ao Ministério do Esporte e Turismo para que seja promovida uma campanha de esclarecimento ao público que permita revitalizar o turismo da região, prejudicado pelo noticiário mentiroso.

Gabardo afirmou que o Ministério Público do Paraná já despachou ofícios para interpelar a CNN, exigindo que ela seja mais específica sobre a localização dos supostos campos de treinamento de terroristas, faça reportagens no local, apresente indícios concretos de suas alegações e ouça as autoridades brasileiras de Foz do Iguaçu sobre o tema.

Segundo o senador, o promotor de Justiça Luiz Francisco Marchioratto reivindicou o envolvimento direto da diplomacia brasileira na defesa da cidade de Foz de Iguaçu e de toda a região. -Compartilho esse ponto de vista: o Itamaraty deve atuar com pulso firme para que o noticiário alarmista da imprensa estrangeira não continue a prejudicar a região-, disse.

Até mesmo o Departamento de Estado norte-americano não deu importância ao noticiário da rede, divulgando nota em que alerta para a necessidade de -não se exagerar a natureza da ameaça aos nossos interesses na região-, informou Gabardo. Ele garantiu conhecer bem a região e assegurou que ela é -uma terra de todas as gentes onde não medra a semente do terrorismo-. São árabes, turcos, libaneses e sírios, todos professando diversas religiões e convivendo em harmonia num cenário de muita paz, mas sobretudo de trabalho honesto, disse. -Esses imigrantes dão inestimável contribuição ao desenvolvimento do Paraná-, afirmou.

Para ele, o noticiário alarmista prejudica a principal atividade da região, o turismo: os hotéis ficam vazios, os aviões ociosos e o cenário das Cataratas do Iguaçu deixa de receber milhares de turistas que contribuem para o equilíbrio da economia local. -Esse tipo de reportagem infundada representa, também, uma espécie de terrorismo, pelos reflexos negativos que tem sobre a fonte de renda mais importante da região, o turismo-, concluiu o senador.



21/11/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Álvaro Dias protesta contra notícias de terrorismo no Paraná

Suspeito de terrorismo internacional pode ter movimentado conta CC-5 em Foz do Iguaçu

Lauro Campos: cenário atual é de terrorismo contra terrorismo

Olivir Gabardo avalia denúncia contra ministro do STJ

Ricardo Santos protesta contra IPI sobre marmorarias

Olivir Gabardo manifesta apoio à CPI sobre envio irregular de dinheiro ao exterior