Suspensão de contrato de trabalho está na pauta da CAS
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) deve votar, na quarta-feira (9), projeto do senador Valdir Raupp (PMDB-RO) que institui a suspensão de contrato de trabalho em caso de crise econômico-financeira da empresa (PLS 62/2013).
De acordo com o texto, mediante previsão em convenção ou acordo coletivo e concordância formal do empregado, o contrato de trabalho poderá ser suspenso por um período de dois a cinco meses nos seguintes casos: para participação do empregado em curso ou programa de qualificação profissional oferecido pelo empregador; quando o empregador, em razão de crise econômico-financeira, comprovadamente não puder manter o nível da produção ou o fornecimento de serviços.
Durante o período de suspensão contratual o empregado fará jus aos benefícios voluntariamente concedidos pelo empregador.
O projeto também propõe que o prazo limite de suspensão poderá ser prorrogado, devendo o empregador, quando se tratar de curso ou programa de qualificação profissional, arcar com o ônus correspondente ao valor da bolsa de qualificação profissional no respectivo período.
Em seu voto favorável, o relator, senador Armando Monteiro (PTB-PE), afirmou que é importante legislar para o enfrentamento da crise quando ela ainda está começo ou é inexistente, "sem pressões ou atropelos que prejudicam a discussão".
O parlamentar ainda destacou que não se trata de uma imposição do empregador, uma vez que as condições para a suspensão do contrato de trabalho deverão ser livremente negociadas no âmbito de convenção ou acordo coletivo de trabalho.
A reunião é às 9h, na sala 9 da ala Senador Alexandre Costa. Se o texto for aprovado na CAS, não precisa ser votado em Plenário — a não ser que haja recurso para isso — e segue direto para a Câmara dos Deputados.
04/10/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
CAS examina suspensão do contrato de trabalho em caso de crise econômica
Suspensão do contrato de trabalho em momento de crise aguarda votação na CAS
Suspensão de contrato de trabalho em caso de crise gera controvérsia em audiência
MP que prorroga contrato temporário de trabalho tranca pauta do Senado
CONTRATO TEMPORÁRIO DE TRABALHO JÁ É LEI
CONTRATO TEMPORÁRIO DE TRABALHO JÁ É LEI