Talentos do Brasil fecha bons negócios em Feira



A 24ª Feira Nacional do Artesanato realizada, em Belo Horizonte, começou muito bem, para as artesãs do projeto Talentos do Brasil – fruto da parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Sebrae/TO.  Nesta terça-feira (3), primeiro dia do evento, aberto apenas para lojistas, as expositoras já contabilizam bons negócios.

Segundo a coordenadora do Talentos do Brasil, Mônica Sousa, as expositoras foram preparadas para atender os mercados atacadista e varejista. “O atendimento aos clientes lojistas é diferenciado. O fornecedor deve estar preparado para as oportunidades de negócios e as artesãs do Talentos do Brasil Moda sabem o momento certo e como conquistar esse público”, afirmou.

As representantes das dez cooperativas que participam do evento passaram por oficinas de capacitação e consultoria com representantes do Sebrae/TO e do MDA.  Para as compras no varejo, as cooperativas realizam vendas com cartão de crédito e débito, além de aceitarem pedidos, aproveitando a oportunidade para prospectar novos negócios.

Na feira as artesãs, além fecharem negócios, recebem também pedidos específicos de acordo com o gosto de cada cliente, criando peças exclusivas. Todos os atendimentos são acompanhados por consultores especializados em promoção comercial o que aumenta a chance de geração de pedidos e a aproximação do cliente com o fornecedor.

A expectativa de vendas diretas e a prospecção de novos clientes são boas. O projeto tem como estratégia de promoção comercial, cativar a clientela. Uma grande parceira que já acompanha o Talentos do Brasil desde 2005 é da empresária Claudia Gomes, da Galeria Arte Brasileira de São Paulo. Em média ela comparece, anualmente, em quatro feiras. Nas visitas, ela acaba realizando novos negócios com as artesãs do Talentos do Brasil Moda,  para renovar o estoque da galeria.

A coordenadora do programa Caras do Brasil, do Grupo GPA (antigo Grupo Pão de Açúcar), Patrícia Luisa Santana, também visitou o estande do Talentos do Brasil em busca de novos produtos de artesanato utilitário: jogo americano, pano de prato, tapetes, cerâmica. A ideia é comercializar os itens nas 143 lojas do grupo distribuídas pelo Brasil.

De acordo com Patrícia, os agricultores familiares têm tratamento diferenciando no projeto. “Eles têm isenção de contrato, não tem multa em caso de atraso e até centralizamos as entregas em São Paulo para facilitar para o artesão”, disse.

Serviço

A 24ª Feira Nacional de Artesanato ocorre em Belo Horizonte, de 03 a 08 de dezembro, na Expominas. A Feira, que tem a temática da Copa do Mundo, traz expositores de todo o Brasil e também de outros países.

Hora: dias 4, 5 e 6 (14h às 22h); dia 7 (10h às 22h); e dia 8 (10h às 21h) 
Local: Expominas - Avenida Amazonas, 6030 - Bairro Gameleira - Belo Horizonte (MG)

Outras informações no site oficial da Feira.

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário



04/12/2013 07:29


Artigos Relacionados


São Paulo: lugar certo para bons negócios

Empresas brasileiras fazem bons negócios na Anuga 2011

Economia Verde: parcerias são fundamentais para bons negócios

Talentos do Brasil faz sucesso em feira de artesanato

Talentos do Brasil participam da Feira Nacional de Artesanato

Talentos do Brasil participa de feira de moda em Paris