Taquigrafia do Senado recebe nome da ex-servidora Gelda Lyra Nascimento



O espaço que abriga a Secretaria de Taquigrafia do Senado agora tem nome: Gelda Lyra Nascimento, em homenagem à ex-chefe do setor e servidora da Casa de 1960 a 1991. A cerimônia de descerramento da placa foi realizada nesta quinta-feira (20) e também serviu para registrar a reforma das instalações e a implantação do processo legislativo eletrônico na unidade.

Autor da Resolução 56/2011, que batiza o espaço com o nome da ex-servidora da Casa, o presidente do Senado, José Sarney, justificou a homenagem lembrando que Gelda Lyra Nascimento foi um modelo de dedicação ao Senado e uma inovadora na arte da taquigrafia. Além de ato de justiça, a homenagem, segundo Sarney, é uma forma de preservar a memória da instituição.

- Temos feito isso. Cada dependência desta Casa tem o nome de uma pessoa que marcou a história da instituição. Ao inaugurarmos a Sala de Taquigrafia reformada e com instalações modernas, capazes de atender às exigências de nossa época é oportuno homenagearmos o nome de Gelda Lyra, uma taquigrafa, que é modelo a ser seguido e exemplo de dedicação a nossa Casa - assinalou Sarney.

Trajetória

Sarney lembrou ainda a trajetória de Dona Gelda, como era conhecida pelos colegas. Nascida em 1924 em João Pessoa (PB), a servidora ingressou no Senado em 1960 como taquígrafa, ainda no Rio de Janeiro, e no mesmo ano foi transferida para Brasília.

Conhecida como taquígrafa exemplar, Dona Gelda era sempre requisitada para registrar cerimônias externas. Foi em uma dessas ocasiões, recordou Sarney, viajando a serviço ao Pará, que ela veio a falecer, em 1991.

Também participaram da solenidade servidores da Casa e familiares de Dona Gelda, como suas filhas Claudia, Martha e Márcia, todas servidoras da Casa. Visivelmente emocionada, Claudia Lyra, secretária-geral da Mesa do Senado, agradeceu ao presidente Sarney, à Comissão Diretora e aos senadores pela aprovação do projeto de resolução que garantiu a homenagem.

- Muito me emociona o nome da minha mãe, que tanto se esforçou pelo Senado, ficar registrado nas paredes da Casa. Ela viveu e faleceu pelo Senado – disse a secretária-geral da Mesa.

Modernização

A diretora-geral do Senado, Doris Peixoto, observou que o Senado promove uma justa homenagem à Dona Gelda e a suas filhas, que, têm contribuído para a transparência das atividades da Casa e a modernização do processo legislativo.

- É um orgulho para a Diretoria-Geral participar da modernização não só do espaço, mas da homenagem a essa senhora que elevou a profissão de taquigrafa, mas também o Senado. Tenho certeza que o processo legislativo eletrônico é mais uma marca deixada por sua família – disse Doris Peixoto.

A diretora da Taquigrafia, Zuleide Spinola da Cunha, também considerou justa a homenagem e relatou testemunhos de colegas que lembraram as qualidades da profissional.

Taquigrafia

A Secretaria de Taquigrafia do Senado é responsável por disponibilizar para a população, por meio da internet, os discursos dos senadores, praticamente em tempo real. Os textos passam por uma revisão antes de serem publicados no site do Senado.



20/12/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Servidora da Infraero alega erro na inclusão de seu nome em processo administrativo

Transexual poderá ser autorizado a mudar nome na certidão de nascimento

Projeto permite mudança do nome de transexuais na certidão de nascimento

Juiz terá que ouvir a mãe sempre que não for registrado o nome do pai na certidão de nascimento

SENADO HOMENAGEIA SERVIDORA DE 100 ANOS

Senado reconhece união afetiva estável de servidora homossexual