Tarifa de navegação aérea será reduzida em 2013
Os valores serão reduzidos para quase a metade dos praticados atualmente, variando de 45% a 57%
O Ministério da Defesa determinou a redução das tarifas de navegação aérea para 2013 em voos domésticos e internacionais. Com a medida, os valores serão reduzidos a cerca da metade dos praticados atualmente,
variando de 45% a 57%. Eles passam a vigorar a partir de 1º de janeiro e as tarifas não poderão ser alteradas até 31 de dezembro de 2012. A portaria com a decisão foi publicada nesta sexta-feira (28) no Diário Oficial da União.
Sofreram ajustes a Tarifa de Uso das Comunicações e dos auxílios Rádio à Navegação Aérea em Área de Controle de Aproximação (TAT APP) e a Tarifa de Uso das Comunicações e dos auxílios Rádio à Navegação Aérea em Área de Controle de Aeródromo (TAT ADR).
A primeira é cobrada pela utilização dos serviços, instalações, auxílios e facilidades disponibilizados para controle de aproximação e a segunda pelos serviços de informações de voo de aeródromo. Ambas são pagas pela companhia aérea ou pelo operador da aeronave por manobra realizada.
As tarifas são ajustadas anualmente a partir de estudo feito pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), que leva em consideração valores que garantam um equilíbrio economico-financeiro e viabilizem a navegação segura no País.
- Programa de investimento em aeroportos vai melhorar infraestrutura e serviços
- Infraero inicia processo para modernização de torres de controle em 29 aeroportos
28/12/2012 16:51
Artigos Relacionados
Tarifa de importação será reduzida em outubro
Tarifa da CPTM e Metrô será reduzida no final de semana
Tarifa reduzida para mensagem de texto usada por pessoa com deficiência será debatida
Consumidores terão tarifa de energia reduzida
Tarifa para embarque de passageiro em região de fronteira pode ser reduzida
Tarifa aérea caiu 17,7% de janeiro a agosto