Tarifa de importação será reduzida em outubro



As tarifas de importação de 14 setores voltarão ao patamar médio de 8% e 12%, a partir de 1º de outubro. A decisão, apresentada pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, tem a pretensão de gerar maior competitividade no mercado dos insumos básicos e permitir que a indústria de importação tenha custo mais baixo.

Entre os setores abrangidos pela medida estão o de produtos siderúrgicos, químicos e têxteis, derivados de petróleo, material de transporte, vidros e artigos de borracha e plástico. O nível atual dessas tarifas está em torno de 25%, desde a sua elevação em setembro de 2012.

O ministro afirmou que a renovação do aumento de tarifas de importação dos cem produtos que integram a lista não é mais necessária, pois a indústria brasileira já se mostra forte. “Nossa realidade cambial mudou, com o dólar valorizado não faz sentido manter a elevação de tarifas de importação. Temos condições de retomar as alíquotas anteriores, a indústria se fortaleceu e agora pode enfrentar a concorrência maior, que virá com a redução das alíquotas”, explicou.

Histórico

Em setembro de 2012, o governo elevou o imposto de importação de insumos básicos com o objetivo de garantir a competitividade do produtor brasileiro no mercado interno. “Tínhamos a expectativa de dar tempo para a indústria brasileira se fortalecer em relação aos concorrentes”, disse Mantega.

Durante o anúncio, o ministro comentou várias outras medidas que também contribuíram para o fortalecimento da indústria, como as desonerações de folha, a aplicação do Programa de Sustentação ao Investimento (PSI) - que reduziu a taxa de juros para realização de investimentos, baixando custos -, e a redução de PIS/Cofins para a indústria química. “Tomamos várias medidas incorporadas por esse seguimento, que está indo muito bem”, declarou.

Fonte:

Ministério da Fazenda



23/08/2013 18:36


Artigos Relacionados


Tarifa de navegação aérea será reduzida em 2013

Tarifa da CPTM e Metrô será reduzida no final de semana

Tarifa reduzida para mensagem de texto usada por pessoa com deficiência será debatida

Consumidores terão tarifa de energia reduzida

Tarifa para embarque de passageiro em região de fronteira pode ser reduzida

Parlamentares sugerem tarifa de 35% para importação de calçados