Tasso Jereissati apresenta proposta suprapartidária para reforma administrativa do Senado



O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) apresentou, em nome de parlamentares de vários partidos, uma lista de providências para enfrentar a crise no Senado. A primeira delas, que se realize, no prazo de uma semana, a eleição de um novo diretor-geral, indicado pela Mesa e referendado pelo Plenário. A escolha aconteceria nos mesmos moldes em que ocorrem as indicações de autoridades de órgãos públicos, votadas pelo Senado. 

Em seguida, continuou Tasso, todos os diretores do Senado colocariam o cargo a disposição do novo diretor. E o novo diretor-geral apresentaria uma proposta de reforma administrativa para o Senado, com metas de redução de pessoal e de suspensão imediata de qualquer nova contratação pela instituição. 

Além disso, o senador sugeriu a eliminação de todas as vantagens não consideradas essenciais para o exercício do mandato parlamentar. Tasso pediu também rotineiras reuniões plenárias para definir das pautas de votações. 

Ele ainda pediu que as investigações sobre os escândalos que atingem o Senado sejam comandadas pelo Ministério Público e pela Polícia Federal. A partir daí, sugeriu Tasso, seriam tomadas as decisões administrativas cabíveis. 

O presidente do Senado, José Sarney, agradeceu pela apresentação das propostas dos senadores e disse que a Mesa as avaliará com atenção na próxima terça-feira (23).

Mais informações a seguir



17/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tasso Jereissati vai relatar reforma administrativa do Senado

Tasso Jereissati apresenta explicações sobre uso de recursos do Senado em suas viagens

Jereissati quer inovações na reforma administrativa do Senado

Tasso e Wellington Salgado discutem reforma administrativa do Senado

CCJ rejeita proposta de reforma administrativa do Senado

Mesa examina na terça proposta de reforma administrativa do Senado