TÁVOLA ANALISA BOSSA NOVA E HOMENAGEIA NARA LEÃO



Defendendo a legitimidade e aceitação universal da bossa nova como produto brasileiro, talvez mais de exportação que de consumo interno, o senador Artur da Távola (PSDB-RJ) fez uma análise desse fenômeno e um balanço da importância artística e política da cantora Nara Leão. Ele a definiu como "o canto da resistência". Considerada a musa da bossa nova, Nara Leão, conforme o senador, não aparece publicamente no começo do movimento, de cujo nascimento ela participou como amadora. Távola lembrou que ela só estreou em 1963, ao lado de Vinícius de Moraes e Carlos Lyra, na comédia Pobre Menina Rica, ano em que a bossa nova já entrava em sua plenitude.O senador também observou que os anos 60, com os festivais, a Tropicália e o AI-5, operaram profundas transformações na cantora, ocasionando um andamento pausado e desambicioso em sua carreira, qualificada mais pela escolha do repertório do que pela busca do sucesso. Em sua opinião, ela resolveu todos os conflitos internos sempre de maneira criativa e útil, conseguindo ser artista fiel e séria, mãe dedicada, cidadã participante e amiga certa.Como artista, Artur da Távola disse que Nara Leão conseguiu o que se pode chamar de prodígio: voz de curta extensão e estreito volume, no registro de soprano-quase-ligeiro, inserida no movimento de música popular brasileira que transformou a velha ordem. O parlamentar informou que a bossa nova trouxe cantores que, mais pela interpretação do que pelo alarde de condições vocais, inseriam-se em nossa música na linha direta de comunicação iniciada nos anos 30, com o modo de cantar de Noel Rosa e Mário Reis.Ele ressalvou que um movimento fortemente influenciado pelo jazz, se por um lado significa evolução musical, pode parecer mais uma prova de colonização cultural. Mas explicou que genuíno, no Brasil, é o que decorre da mescla que nos engendrou como nação. "Heranças portuguesas, africanas e indígenas constituem-nos. O Brasil é sincrético", ensinou Távola. E sustentou que se caracteriza como brasileiro o que possua ritmo aqui surgido, resultante da intensa miscigenação e das peculiaridades de cada região. Portanto, a bossa nova é produto nacional.

21/05/1999

Agência Senado


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