Três dias de bossa nova no Senado
O Senado abre as portas do Auditório Antonio Carlos Magalhães, do Interlegis, para receber, nesta semana, três shows de bossa nova. Na terça-feira (12), Angela Brandão se apresenta acompanhada pelo violonista André de Moraes e pelo pianista Jefferson Alves. O cantor Assis Medeiros fará uma participação especial. Na quarta-feira (13), o pianista Toninho de Paula mostra algumas das principais canções da música brasileira. Fechando a temporada de agosto, Vanessa Pinheiro canta e toca violão na quinta-feira (14), acompanhada de Diogo Andrade, no baixo, e Nelsinho Jota, na bateria. Os shows acontecerão sempre às 19h.
Os shows fazem parte do projeto Bossa Nova no Senado, que estreou na semana passada com a apresentação do cantor e violonista potiguar Tico da Costa. Até o final do ano, a cada mês um artista homenageará a bossa nova no auditório do Interlegis. Todas as apresentações são abertas ao público e têm entrada gratuita. Elas fazem parte da programação do Ano Cultural Artur da Távola, que tem ainda como atividades a serem realizadas em agosto a comemoração do centenário de nascimento do escritor Guimarães Rosa e um painel sobre o ano de 1968.
Talentos
Angela Brandão tem-se destacado, nos últimos anos, como uma das principais compositoras da nova geração de Brasília. Já foi saudada pela imprensa com expressões como "Noel Rosa de saias", "talento" e "estrela". Suas letras capricham na poesia e suas melodias incomuns passeiam pelos mais variados estilos musicais. Além de fazer sambas de raiz, ela compõe valsas sofisticadas e música pop de qualidade. Intérpretes como Paula Nunes, Isabella Paz, Indiana e a própria Vanessa Pinheiro já incluíram, em seu repertório, canções de Angela, que é jornalista da TV Senado. Em outubro, Angela lança o seu primeiro CD, que tem a direção musical de Paulinho Albuquerque, os arranjos do pianista Leandro Braga e a participação especial do cantor Paulinho Moska.
Antonio Pereira de Paula, o Toninho, que é consultor legislativo do Senado, estuda música desde os dez anos de idade. Precoce, aos 13 já tocava em igrejas, festas e eventos escolares. Aos 16, começou a se apresentar na noite, principalmente em orquestras e conjuntos de baile. Além de um trabalho solo em São Paulo (capital e interior), ele integrou conjuntos e orquestras como Orquestra Brasil, Móbile 10, Sambarte, Musicshow e Orquestra Ed Costa. Radicado há 20 anos em Brasília, tocou seu piano em casas locais como Moinho, Kubitschek Plaza e Cesare Ristorante - onde começou se apresentando no projeto Som das Quartas, na companhia do maestro Manoel Carvalho. Há 14 anos,Toninho é um dos pianistas do elenco da Brasília Super-Rádio FM para o programa "Um piano ao cair da noite".
A paraense Vanessa Pinheiro - que já morou no Rio de Janeiro e em Curitiba e há dez anos radicou-se em Brasília, onde trabalha como assessora do senador Papaléo Paes (PSDB-AP) - compõe desde muito jovem. Aos 18 anos, já disputava festivais de música popular brasileira como compositora e também como intérprete. Após passar alguns anos cantando na noite de Brasília, Vanessa, em 2004, lançou seu primeiro CD - produzido pelos baixistas Arthur Maia e Nelsinho Rios. O álbum, além de críticas favoráveis, lhe rendeu dois convites para turnês em Portugal, Espanha e França. Após quatro anos, desde o lançamento de seu primeiro CD, Vanessa está finalizando a produção de seu segundo álbum, mais uma vez produzido por Arthur Maia e agora co-produzido por ela.
Roberto Homem / Presidência do Senado
11/08/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Coral do Senado faz homenagem aos 50 anos da Bossa Nova
TV Senado apresenta especial com o Quarteto em Cy em homenagem à Bossa Nova
Prosseguem homenagens aos 50 anos da Bossa Nova no Ano Cultural do Senado
Rádio Senado lança CD da série 50 anos da Bossa Nova
Angela Brandão apresenta-se no Senado em homenagem aos 50 anos da Bossa Nova
Tico da Costa abre a homenagem à Bossa Nova do Ano Cultural do Senado