Távola anuncia que convidará Mercadante a depor na CFC
A liderança do governo apresentará requerimento na reunião desta quarta-feira (15) da Comissão de Fiscalização e Controle (CFC) para convidar o ex-presidente da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ), Humberto Eudes Diniz, o ex-diretor da Previ, Antônio Nogueirol, e o deputado Aloizio Mercadante (PT-SP) a explicarem informações publicadas na edição de hoje do jornal O Globo . O anúncio foi feito nesta terça-feira (14) em Plenário pelo líder do governo no Senado, Artur da Távola (PSDB-RJ).
Segundo o senador, as declarações dadas pelos ex-dirigentes da Previ apontam que Mercadante foi peça chave na formação do consórcio liderado por Benjamin Steinbruch para comprar a Companhia Vale do Rio Doce, pois incentivou a entrada da Previ no negócio. O requerimento precisa ser aprovado pela maioria dos integrantes da comissão.
Távola justificou o convite dizendo que também os partidos de oposição se valeram de notícias da imprensa para convidar o ministro da Educação, Paulo Renato Souza, o ex-ministro Luiz Carlos Mendonça de Barros, o ex-diretor do Banco do Brasil, Ricardo Sérgio de Oliveira e o empresário Benjamin Steinbruch a deporem na CFC sobre suposta propina de R$ 15 milhões que teria sido pedida ao empresário pelo ex-diretor do BB, para viabilizar a compra da Vale do Rio Doce.
Távola lembrou ainda que o procurador Luiz Francisco Souza considera notícia de jornal como indício para que a Procuradoria investigue o fato. "Eu não concordo totalmente com a tese, mas considero relevante que a CFC ouça o ex-presidente da Previ, o deputado Mercadante, bem como o ex-diretor da Previ, Antônio Nogueirol, para explicar a participação da Previ no consórcio que ganhou a concorrência da Vale".
14/05/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Conselho convidará outros jornalistas para depor
CPI DO FUTEBOL CONVIDARÁ PRESIDENTE DA FIFA PARA DEPOR
Alvaro Dias anuncia que assessor está pronto para depor em comissão
ARTUR DA TÁVOLA ANUNCIA SUA SAÍDA DO PSDB
Mercadante anuncia sua permanência na liderança do PT
Mercadante anuncia saída da Liderança do PT