Távola debate com Lafer relação entre globalização e terrorismo



As relações entre a nova ordem mundial, expressa no fenômeno da globalização, e fatores como a força da mídia, os grandes aglomerados financeiros e forças destrutivas, como o narcotráfico e o terrorismo foram o tema do debate travado pelo ministro das Relações Exteriores, Celso Lafer, e o senador Artur da Távola (PSDB-RJ) nesta .

Távola lembrou que recentemente as fronteiras nacionais deixaram de constituir barreiras, acrescentando novas dinâmicas para o entendimento do mundo. Estas dinâmicas, disse o senador, envolvem fatores transnacionais como a mídia, os aglomerados econômicos e o sistema financeiro, "e forças deletérias, como o narcotráfico e o terrorismo".

O ministro salientou que o sistema internacional, até a queda do Muro de Berlim, foi engessado por polaridades. O fim da Guerra Fria, ressaltou, tornou as polaridades indefinidas, com a existência de uma superpotência. Na avaliação do ministro, a primeira parte dos anos 90 foi marcada pela expectativa de um mundo melhor. A segunda metade da década, continuou Lafer, registra mudança neste quadro.

- O desafio é encontrar um caminho que nos permita operar a idéia reguladora da paz, levando em conta diferenças e pluralismos - afirmou Celso Lafer.

03/10/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado convidará Lafer para explicar posição brasileira diante do terrorismo

TV DEBATE RELAÇÃO ENTRE COPA E ELEIÇÕES

Seminário debate democracia e relação entre Poderes

Relação entre biocombustíveis e meio ambiente é tema de debate

Comissão debate relação entre salário mínimo e gasto das prefeituras

Debate na CCT destaca a relação entre custo de equipamentos e sucesso do rádio digital no país